Como explicar certos conceitos para pessoas comuns, que não entendem os conceitos básicos sobre socialismo, comunismo e capitalismo?
Por Raquel Brugnera - 02/03/2022
Como explicar certos conceitos para pessoas comuns, que não entendem os conceitos básicos sobre socialismo, comunismo e capitalismo?
Por acaso a "elite intelectual da direita brasileira" sabe como conversar com a base da mesma forma que Bolsonaro conversa?
Pensam que o eleitor comum entende melhor um influenciador político com seus conceitos retirados de livros seculares, ou o Presidente com suas gírias e palavrões?
A quem interessa o conflito de informações e opiniões entre a base e Governo? Ao meu ver, interessa apenas aos que já não fazem parte dos planos do Gov. e já entregaram seus cargos.
Os "iluminados da direita" andam criando narrativas porque Bolsonaro falou sobre Putin ser conservador, então vamos lá, pergunta pessoal:
Se você tivesse que explicar Putin aos leigos de geopolítica, (que são a ampla maioria dos brasileiros), diria que ele é mais conservador ou progressista?
O público comum entende que Putin não aceita a entrada das bandeiras progressistas em seu país, como ideologia de gênero, bandeiras raciais, legalização de aborto, drogas, etc...
Para este público, Putin é mais conservador do que progressista!
Para este público, Putin está mais para Trump do que para Biden!
Para nós (vocês e eu), evidentemente, Putin não é conservador raiz, é um nacionalista autoritário, flerta com o capitalismo e com o comunismo da mesma forma e sabe usar o que cada um têm de "melhor" para lhe oferecer. Ele não governa a Rússia, ele administra a Rússia e costuma fazer bons negócios.
A Rússia não é a Venezuela que deu certo, a lógica é outra. Ele prima pelo Estado forte e controla com mãos de ferro o levante "das minorias" que possam despertar novas lideranças de oposição ao seu Governo, usando os princípios da fé e defesa das famílias tradicionais.
Você, conservador brasileiro, ficaria tranquilo se Putin cedesse às bandeiras progressistas e a Rússia virasse uma França?
Você entende Putin como um "reaça radical" ou um "moderninho desconstruído"?
Chamar a base de gado, retardados, ou petistas de sinal trocado ajuda na comunicação ou os afasta do entendimento?
Vejo muita soberba na fala de alguns "estudados" e sua incompetência em falar com o "baixo clero", inclusive, os ofendendo e humilhando por não acompanharem seus conceitos mais elaborados.
Espero que o eleitorado lembre disso quando os arrogantes vierem arrotar o nome de um candidato em suas caras, como opção de voto ao Estado, na Câmara e no Senado.
Respeitem as bases, ou assumam as consequências de criar uma elite intelectual desempregada e ignorada.