Cookie Consent by TermsFeed Generator

A Armadilha dos Tucanos

Uma fala de poucos segundos, que poderia virar uma ação de possível cassação. Inclusive de aliados parlamentares que viessem a falar também.

Divulgação

A Armadilha dos Tucanos

Por Victor Vonn Serran - 25/11/2021

Tive de adiantar o texto de Segunda, no Domingo a noite, pois o assunto é sério, e precisa ser discutido o mais rápido possível. Como envolve um problema relacionado ao tempo, e as notícias, me vi obrigado a escrever sobre o tema com certa urgência.

Então ignorem o dia, e leiam como se fosse segunda de manhã.

Vamos lembrar aqui, que o deputado Fernando Francischini teve o mandato cassado, por divulgar Notícias falsas sobre o processo eleitoral. Isso foi a pouco tempo, e acredito que a maioria dos leitores daqui lembra do fato.

Pois bem, vamos lembrar também que uma cassação criada um precedente para o pleito do ano que vem. O próprio presidente é alvo de uma apuração interna do TSE, e outra no Supremo Tribunal Federal (STF), por levantar suspeitas infundadas contra o sistema, e isso já era um motivo de preocupação.

Em tese, o que foi entendido no processo é que as redes sociais podem ser equiparadas a veículos de comunicação em massa, como o rádio e a TV, e o seu mau uso pode levar à inelegibilidade dos candidatos. Isso demonstra que o Tribunal Superior Eleitoral está criando uma jurisprudência rígida, no sentido de que as redes sociais não podem ser usados ​​como espaço de desinformação, desequilíbrio e ilegitimidade das atualizações.

Mas onde você quer chegar Victor?

Imagine uma confusão nas prévias de um partido, no qual o aplicativo e o sistema possui aval do TSE para funcionar. Imagine o adiamento e o assunto reverberando na semana. Isso geraria uma discussão antiga sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, e nessa discussão, as pessoas perguntariam e indagariam, o que faz outros políticos se posicionarem sobre o assunto.

Digamos que o presidente, polêmico e direto como sempre, venha nas redes, e comente sobre o ocorrido. Isso traria a discussão de volta, e talvez algum assunto polêmico. E nesse assunto, uma fala de poucos segundos, que poderia virar uma ação de possível cassação. Inclusive de aliados parlamentares que viessem a falar também.

O PSDB não só ganharia notoriedade com o debate, mas ainda tentaria cavar um pênalti, que levaria o candidato da terceira via para vencer Lula no segundo turno, sendo esse candidato Dória ou Leite, ao tentar conseguir indiretamente, fazer o presidente ter seu mandato cassado por alguma frase infeliz causada pela polêmica.

Acredito que Bolsonaro já tenha ganhado a artimanha, e não vai pronunciar-se sobre as urnas. Mas é bom algum aliado estar perto, e comentar sobre uma possibilidade.

Estão jogando uma isca perigosa e quase imperceptível, e o presidente e o pessoal da direita não pode cair nessa.

Pode ser viagem minha?

Pode.

Mas não quero pagar para ver.

Ajude a manter o portal "Manhã do Planalto" doando qualquer quantia, via doação ou fazendo um PIX no tópico contato de:

www.vonnserranmp.com.br


Compartilhe

Últimas Postagens