Fundador da Amazon foi ao espaço na manhã de hoje (20/07)

A nave foi construída por sua própria empresa direcionada a área aeroespacial, Blue Origin.

Fundador da Amazon foi ao espaço na manhã de hoje (20/07) Foto: CNN

Fundador da Amazon foi ao espaço na manhã de hoje (20/07)

Ciência e Tecnologia Por: Natalie Gallacci - 20/07/2021

O primeiro voo civil sem piloto ao espaço foi realizado por Jeff Bezos, de 57 anos, o homem mais rico do mundo e fundador da Amazon. Decolou hoje às 10h12 (horário de Brasília), junto a sua equipe na espaçonave estava: a pilota veterana Wally Funk de 82 anos, considerada a astronauta mais velha que já participou, o irmão de Jeff, Mark Bezos de 51 anos e o astronauta mais jovem da história, Oliver Daemen de 18 anos, que foi a primeira pessoa a pagar por esta viagem.

Jeff estava a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, Blue Origin, que é direcionada ao ramo aeroespacial, não houve nenhum astronauta ou funcionário da empresa na aeronave, que estava fazendo um voo independente. A viagem aconteceu no foguete espacial New Shepard, que foi projetado para funcionar sem piloto, uma semana depois do dono da Virgin Galactic, Richard Branson, fazer seu primeiro voo no domingo dia 11/07. Os dois querem pesquisar mais referente ao mercado de turismo espacial.

Com o patrimônio estimado em R$ 205 bilhões, em fevereiro Jeff anunciou que deixaria o comando da Amazon, na qual fundou em 1994, entretanto, continua na empresa como presidente-executivo do conselho. Em junho, anunciou que iria fazer seu primeiro voo com a Blue Origin junto de seu irmão, Mark. A empresa foi fundada por Bezos em 2000, onde ele está apostando em aeronaves sem piloto ou copiloto. Além de ser fundador da Amazon e ter a Blue Origin, Bezos também é dono do jornal "The Washington Post", entre outros negócios e entidades filantrópicas.

A viagem

O nome do foguete New Shepard foi colocado em homenagem a Alan Shepard, que foi o 1º astronauta dos EUA a ir ao espaço, em 1961.

Com a decolagem prevista para às 10h de hoje (20/07), em uma área no Texas desértica e remota, sem público. Da mesma maneira que o voo de Branson, será suborbital, ou seja, a cápsula não entrará em órbita no espaço por não ter velocidade suficiente para isso. A viagem durou cerca de 10 minutos e 20 segundos.

O foguete construído pela Blue Origin, New Shepard, é uma cápsula completamente independente, não podendo ser pilotada pelo lado de dentro, com 1,83 metros de altura. O voo automatizado será o 16º da empresa, mas o primeiro com humanos a bordo.

Tripulantes

Seu irmão Mark, de 51 anos, é formado em publicidade, se tornou empresário, possui algumas ações da Amazon que valem milhões, tem uma companhia de fundos de investimento e é bombeiro voluntário no condado de Westchester, em Nova York. Mark e Jeff além de irmãos são melhores amigos.

Sendo a outra convidada especial de Jeff, Wally Funk de 82 anos, que esteve entre as mulheres que passaram pelo treinamento de astronautas da Nasa nos anos de 1960, mas que não conseguiram ir para o espaço e nem chegaram a integrar a equipe da agência por causa conta de serem mulheres.

Wally também foi piloto de avião, acumulou 19,6 mil horas de voo, ex instrutora de voo, onde ensinou mais de 3 mil pessoas a voar e pioneira na área e chegaram a integrar a equipe da agência por causa de seu sexo. aeroespacial, foi a primeira investigadora de segurança aérea do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país e a primeira inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA, ao embarcar no foguete, Wally se tornou a pessoa mais velha a já ir para o espaço.

E o Holandes Oliver Daemen de 18 anos, foi o astronauta mais jovem da história e a primeira pessoa a pagar pela viagem, a quantia paga por seu pai, Joes Daemen, presidente-executivo e fundador da Somerset Capital Partners, não foi revelada. Porém, Oliver só conseguiu ir pois a vaga dele estava reservada para uma pessoa que pagou US$ 28 milhões e venceu o leilão pela "passagem", em junho, mas desistiu de ir nesta primeira empreitada da Blue Origin, a pessoa ainda prefere manter o anonimato e diz que embarcará em breve em alguns dos próximos voos que a empresa for realizar.


Compartilhe