Manual auxilia empresas a lidar contra as fake news

O intuito é converter empregados a imunizadores contra as fake news

Manual auxilia empresas a lidar contra as fake news Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Manual auxilia empresas a lidar contra as fake news

Ciência e Tecnologia Por: Natalie Gallacci - 26/07/2021

A cada ano, cerca de R$ 500 bilhões são resultados de prejuízo por conta da divulgação de notícias falsas (fake news), onde uma grande parte desse valor é arcado por empresas. perante essa situação e com o propósito de criar um tipo de "anticorpo" social contra o problema (que vem aumentando a proporção por conta da internet), a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) produziu um manual que visa transformar os empregados das empresas em “em verdadeiros agentes imunizadores contra notícias falsas na sociedade”.

Sendo o primeiro material de educação midiática, o Manual Prático de Combate à Desinformação nas Empresas, a Aliança Aberje de Combate às Fake News disponibiliza para o setor produtivo no Brasil, disse Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje. A ideia inicial do programa foi aproveitar uma “iniciativa inspirada pelas lideranças de comunicação das grandes empresas para promover a instrução informativa dos funcionários dessas mesmas organizações” – todas ligadas à Aberje, segundo o diretor. “Trata-se aqui de um universo nada desprezível de 6 milhões de trabalhadores. Em outras palavras, é um esforço inicial para transformar esses empregados em verdadeiros agentes imunizadores contra notícias falsas na sociedade”, acrescenta.

Manual

Composto por nove capítulos que auxiliam as empresas a poderem identificar as suas fragilidades informativas, de um modo que possa aumentar o nível de consciência midiática dos funcionários, a engajar lideranças contra as notícias falsas e, principalmente, a determinar planos de prevenção e imprevistos em relação à fake news. Contendo também um glossário dos termos fundamentais, possibilitando que seja realizado um check-up interno para identificar o nível de preparo das organizações e indica as agências centrais de checagem no Brasil, apresentando uma relação de jogos e treinamentos gratuitos.

Alto custo

Segundo Hamilton dos Santos, um estudo realizado pela Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, notícias falsas custam US$ 78 bilhões por ano para toda a sociedade mundial, “É quase meio trilhão de reais. As fake news se tornaram, portanto, um novo e pesado custo de transação na economia mundial”, justifica ao explicar que os custos de transação são valores necessários para a realização de uma atividade, mas que não faz parte direta do sistema de produção, assim como burocracias internas, acerto de contratos, questões regulatórias, segurançae monitoramentos. “Quanto mais o setor produtivo é obrigado a pagar por essas questões, menos competitivo ele é”, disse Santos ao demonstrar que o combate à fake news busca fazer da educação midiática um meio para eliminar a desinformação. Além de propagar o manual para as empresas, a Aberje anseia lançar um dossiê com os principais desafios e propostas sobre as notícias falsas na sociedade.


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