Sorocabano Roberto Freitas representa o Ministério da Ciência e Tecnologia em evento do BRICS

O sorocabano Roberto Freitas representou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o astronauta Marcos Pontes, em evento realizado pelo BRICS.

Sorocabano Roberto Freitas representa o Ministério da Ciência e Tecnologia em evento do BRICS Foto: Divulgação

Sorocabano Roberto Freitas representa o Ministério da Ciência e Tecnologia em evento do BRICS

Ciência e Tecnologia Por: Alexandre Branco - 12/10/2021

O sorocabano Roberto Freitas representou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o astronauta Marcos Pontes, em evento realizado pelo BRICS – conferência de relações internacionais que reuniu chefes de estado ou chefes de governo dos cinco estados-membros Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, em Moscou, capital da Rússia.

A comitiva brasileira fez seis apresentações nos painéis de trabalho do evento batizado como BRICS Science Popularizers Forum. Nas redes sociais, Roberto Freitas destacou a importância de o Brasil, por meio do MCTI, se fazer presente neste importante acontecimento onde são discutidas e compartilhadas ações que visam à popularização e à promoção do ensino da ciência.

Palestras, reuniões, networking e outras atividades também faziam parte do BRICS Science Popularizers Forum. “Trata-se de uma oportunidade única que temos de conhecer e assimilar as experiências bem-sucedidas na área de ensino da ciência com outros países como África do Sul, China, Índia e Rússia”, detalha o sorocabano em live com o ministro Marcos Pontes.

Ele ressalta ainda que, nos últimos anos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações tem assumido papel relevante e de destaque nas agendas do agrupamento econômico BRICS, com ênfase na promoção de ciência, tecnologia e inovação.

Consultor em empreendedorismo, cidades inteligentes e inovação, Roberto Freitas está no MCTI desde maio e ocupa o cargo de Coordenador-Geral da Promoção do Ensino de Ciências. Na passagem por Moscou, conheceu o principal Parque Tecnológico da Rússia e o Instituto de Educação SkolTech, que tem se destacado por unir conhecimentos científicos teóricos e práticos, bem como algumas universidades da Rússia.

O MCTI

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) é um órgão da administração federal direta, criado em 10 de junho de 2020, e que tem como missão produzir conhecimento e riquezas para o Brasil, bem como contribuir para a qualidade de vida da população.

Também é responsável pelas políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação. Por isso, para desenvolver suas atividades, conta com unidades de pesquisa, entidades vinculadas e organizações sociais.

Outra finalidade do MCTI é garantir e promover o avanço da ciência, tecnologia, inovação e comunicações, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.


Compartilhe