Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

SpaceX fornecerá internet via satélite no Brasil

Empresa de Elon Musk recebeu permissão da Anatel para operar em solo brasileiro.

SpaceX fornecerá internet via satélite no Brasil Foto: Redes sociais

SpaceX fornecerá internet via satélite no Brasil

Ciência e Tecnologia Por: Thiago Silva - 30/01/2022

Na última sexta-feira (28), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), concedeu permissão para a empresa de Elon Musk, a SpaceX, operar no fornecimento de internet via satélite no Brasil.

A Anatel concedeu à empresa o direito de exploração de satélite estrangeiro não geoestacionário de baixa órbita para a Starlink. O serviço de internet via satélite poderá ser oferecido em todo o território Brasileiro, com permissão valida até 2027.

Porém, a SpaceX não tem autorização para oferecer pacotes próprios de banda larga no país. No momento apenas fornecedores de internet que já exploram este mercado poderão contratar o serviço da empresa para fornecer internet via satélite a seus clientes.

“É do interesse da empresa o provimento do acesso à internet para clientes distribuídos em todo o território brasileiro, o que certamente será bastante oportuno para escolas, hospitais e outros estabelecimentos localizados em áreas rurais e remotas” afirmou o conselheiro e presidente interino da Anatel, Emmanoel Campelo.

Por ser uma tecnologia nova, a SpaceX não terá direito à proteção, ou seja, os satélites serão passíveis de sofrerem interferência de outros serviços, informação que deve ser clara no contrato de fornecimento de serviços.

O governo brasileiro pretende usar a tecnologia principalmente na região da Amazônia, para levar internet a escolas, hospitais, clínicas e comunidades indígenas que ficam em áreas remotas. Além disso, o sistema também poderá auxiliar no monitoramento de desmatamentos ilegais e incêndios.

(Com informações do PN)


Compartilhe