Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Parque Tecnológico de Sorocaba é palco de quebra de recorde brasileiro

Em gravação para o canal do YouTube “Manual do Mundo” (@manualdomundo), o estudante de Engenharia de Sorocaba, Henrique Duarte, quebrou seu próprio recorde nacional, ao lançar um foguete construído com garrafa PET.

Parque Tecnológico de Sorocaba é palco de quebra de recorde brasileiro Foto: Secom / Sorocaba

Parque Tecnológico de Sorocaba é palco de quebra de recorde brasileiro

Ciência e Tecnologia Por: Alexandre Branco - 11/05/2022

Em gravação para o canal do YouTube “Manual do Mundo” (@manualdomundo), o estudante de Engenharia de Sorocaba, Henrique Duarte, quebrou seu próprio recorde nacional, ao lançar um foguete construído com garrafa PET. Ele escolheu o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) como ponto ideal para realizar o feito.

O foguete, produzido a partir de uma garrafa de plástico retornável e fibra de carbono, alcançou 384 metros de distância. O recorde anterior, do próprio estudante, era de 363 metros, quando Henrique participou da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), a maior competição do País, em 2019, no Rio de Janeiro.

O jovem, de 20 anos, começou a concorrer em olimpíadas científicas quando ainda estava no 9° ano do Ensino Fundamental II em escola pública municipal. “Participei de competições de várias áreas: Matemática, Física, Astronomia e de Foguetes, que foi a que mais gostei”, conta.

Iberê Thenório, apresentador do canal no YouTube, afirma que o objetivo do vídeo, além de ensinar como funciona o foguete, é incentivar a atuação de outros jovens nessa área. “Queremos estimular quem está na escola a participar das Olimpíadas e a construir seu próprio foguete, aumentando, cada vez mais, essa prática”, ele sugere.

Os lançamentos aconteceram no PTS, na Rua Isaac Newton. No ano passado, o Parque Tecnológico de Sorocaba ainda foi sede da entrega de medalhas da 23ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o astronauta Marcos Pontes. Em maio de 2020, também já havia recebido a 1ª Copa Sorocabana de Foguetes (Sorofog).

As inscrições para a Mostra Brasileira de Foguetes 2022 podem ser feitas até o dia 10 de maio, pelo site: http://www.oba.org.br/site/

Para assistir à quebra do recorde no PTS, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=AhrVCaIbJBg.


Compartilhe