Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Biblioteca Nacional reabre ao público com medidas sanitárias

Uma série de medidas sanitárias devem ser cumpridas pelos interessados ​​em acessar o prédio, seja para pesquisas ou para visitação.

Biblioteca Nacional reabre ao público com medidas sanitárias Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Biblioteca Nacional reabre ao público com medidas sanitárias

Cultura Por: Alexandre Branco - 14/12/2021

A Biblioteca Nacional (BN) reabriu ao público nesta segunda-feira (13), após permanecer fechada ao acesso geral por conta da pandemia de Covid-19. Uma série de medidas sanitárias devem ser cumpridas pelos interessados em acessar o prédio, seja para pesquisas ou para visitação.

Inicialmente, o local vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. Será necessário agendar previamente a pesquisa e a visita orientada. Os protocolos de segurança e prevenção da covid-19 podem ser consultados na página da instituição na internet.

O agendamento para pesquisa do acervo precisa ser feito com 48 horas de antecedência, através do e-mail agendamento@bn.gov.br. A confirmação depende de vagas disponíveis nos salões de consulta e está condicionada ao estado físico das obras solicitadas, sendo que o agendamento é válido somente para itens não disponíveis na BNDigital e na Hemeroteca Digital Brasileira.

A orientação é que o pesquisador verifique se o documento de seu interesse está disponibilizado digitalmente antes de solicitar o agendamento.

Será permitido um acompanhante para pessoas com necessidades especiais, sendo que ele também deverá se identificar, seguindo as mesmas normas que o pesquisador. Caso o visitante não possa comparecer, o cancelamento do agendamento deve ser feito pelo e-mail agendamento@bn.gov.br.

O acesso às áreas de consulta só será permitido mediante apresentação de documento com foto. Para o acesso e permanência nas dependências da Biblioteca Nacional, é obrigatório o uso de máscara facial e a realização de higiene das mãos com álcool no acesso ao prédio. Não é permitido acesso aos salões com publicações, estojos, canetas, mochilas e bolsas.

É obrigatório ainda guardar pertences pessoais nos escaninhos. Para isso, é necessário portar uma moeda de R$ 1 para abrir o escaninho. O valor será devolvido após a visita. O acesso com notebooks, tablets e similares está autorizado.

Visitas guiadas

As visitas orientadas também precisam ser agendadas com 48 horas de antecedência por meio do e-mail visiguia@bn.gov.br. O esquema funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h30 às 15h30.

Já as visitas técnicas permanecem suspensas. Não será permitida a entrada de visitantes espontâneos, sem agendamento. Outras informações podem ser acessadas na página da BN na internet https://www.bn.gov.br).

A Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira.

O prédio histórico da sede da Biblioteca Nacional, além de abrigar seu extenso acervo, chama a atenção também pela arquitetura imponente, salas monumentais e obras de arte.

A Biblioteca Nacional fica na av. Rio Branco, 219, no Rio de Janeiro.

(Com informações da Agência Brasil)


Compartilhe