Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Flauschega à sua 5ª edição repleta de novidades

A Flaus (Feira de Livros e Autores Sorocabanos), ação coletiva e horizontal de escritores de Sorocaba e região, chega à sua 5ª edição e se consolida como um dos mais importantes eventos culturais da Região Metropolitana de Sorocaba. 

Flauschega à sua 5ª edição repleta de novidades Foto: Divulgação

Flauschega à sua 5ª edição repleta de novidades

Cultura Por: Alexandre Branco - 13/12/2021

A Flaus (Feira de Livros e Autores Sorocabanos), ação coletiva e horizontal de escritores de Sorocaba e região, chega à sua 5ª edição e se consolida como um dos mais importantes eventos culturais da Região Metropolitana de Sorocaba. Idealizada pelo escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, a Flaus teve sua primeira edição no ano de 2017.

Naquele momento, um grupo de duas dezenas de autores realizou a Feira que, além da venda e exposição de livros, contou ainda com apresentações musicais, varal de poesias e fotografias, saraus, roda de conversa e homenagem ao escritor Armando Oliveira Lima. Com o objetivo de evidenciar e valorizar a arte literária, a Flaus prosseguiu nos anos seguintes, ampliando suas ações, como lançamento de livros e contação de histórias, além da manutenção das homenagens: poeta João Batista Alvarenga, José Rubens Incao e Míriam do Carmo Rangel .

Neste ano estão confirmadas como presenças de cerca de trinta autores, em atividades presenciais e on-line. Na parte presencial, um Flaus iniciado às 9h com a apresentação de projetos sociais “Terminal da Leitura”, com Ronaldo de Oliveira Messias; e “Estante da Josy” com o jornalista Josy Souza.

Na sequência, ocorrerá a anulação de homenagem ao escritor Geraldo Bonadio, seguida por contação de história com Sônia Jaqueline Oliveira acompanhada do cartunista Sidnei Correia Martins. Programada para ocorrer às 10h45, haverá uma sessão de autógrafos com Fabiana Ferraz, Donisete Oliveira e Sílvia Aparecida de Oliveira. Fechando a programação da manhã, a arte educadora Débora Cristina Brunetto fará uma Oficina de Pintura a óleo e acrílico.

No começo da tarde, às 12h30, nova sessão de autógrafos e lançamento de livros com Carlos Carvalho Cavalheiro, Ademir Barros dos Santos, Jorge Facury Ferreira e Angeles Paredes Toral. Ainda na programação presencial da tarde ocorrerá uma roda de influenciadores com o tema “Literatura no mundo digital”, com Josy (Estante da Josy), Grazi (Antes Eu do que Nós), Mayra (Recados de Postit), Fabi Ferraz (@Autora Fabi Ferraz) e Cíntia (Contêiner das Letras). Em seguida, às 14h30, serão reconhecidos e premiados os vencedores do 1º Concurso Literário da Flaus com Cintia Laud e Juliete Vasconcelos. Encerrando o evento, a partir das 15h30, ocorrerá o Sarau da Flaus com apresentação de Ana Cristina Rodrigues Henrique.

Na programação on-line, um Flaus virtual também será lançado às 9h do dia 18 de dezembro, com relançamento de livro do escritor Michel Facury Ferreira. Logo depois haverá um bate-papo com Fernanda Gehrke e em seguida com o escritor Élcio Mário Pinto e o ilustrador Caíque Ferraz. A partir das 10h como escritoras Mari Moraes e Carina Cardoso apresentando suas obras. O escritor Iago Dino faz uma palestra “Bruxas na História e na Literatura”, às 10h40, e, encerrando à manhã, um jornalista de origem angolana Mwana Afrika falará do seu trabalho de divulgação do continente africano.

Na parte da tarde, uma programação on-line contará com relançamento de livro de Jorge Facury, às 13h, e, dando prosseguimento, bate-papo com a escritora Juliete Vasconcelos que falará sobre serial killers na literatura, às 13h40. Em seguida, o bate-papo com o compositor, músico e escritor Ayrton Mugnaini Júnior, autor do hino da Flaus, às 13h40. Já às 14h, o pesquisador e compositor Pedro Massa, de Tietê, fará o lançamento do CD “Todas as modas da Turma Caipira de Cornélio Pires”. O agitador poeta cultural e escritor Valdecy Alves falará de sua trajetória literária, sua passagem por Sorocaba nas décadas de 1980 e 1990 e lançará seu mais recente livro na Flaus. Também o escritor cabinda AJ Ngo Nuni falará de seu livro que conta a história do povo e do território cabinda, hoje sob o domínio de Angola. O escritor Manoel Francisco Filho participará de um bate-papo sobre sua obra, seguido pelo escritor e jornalista angolano Fernando Guelengue, responsável pelo Portal cultural Marimba Selutu. Essas atividades iniciar-se-ão às 14h40. A escritora Adriana Rocha fará o lançamento virtual de seu livro às 15h20 e Katiana Rigaud fala da importância da leitura de autores nacionais às 15h40.

Acompanhando a versão on-line da Feira, o escritor e humorista Celso Ribeiro Marvadão fará ações ao vivo, unindo a parte presencial com a virtual. Além dessas atividades, um Flaus contará ainda com uma exposição fotográfica 'Inerência' com Ian Rodrigues e de desenhos de super-heróis com Edélcio Ipanema. Além de sessão de massagem rápida com Valquíria Soares. A Flaus conta com o apoio cultural do Bolo do Forno, Livraria Nobel, Clube de Lu, Oui Chocolat, Sebo Livraria Econômica, Foto JJ, Lexmediare, Links, Valdecy Alves e Ian Rodrigues Fotografia.

A Flaus presencial acontecerá na praça Coronel Fernando Prestes, das 9h às 16h30, em Sorocaba. A entrada para os eventos é gratuita. O evento on-line pode ser visto pela página do Facebook da Flaus: https://m.facebook.com/Flaussorocaba/


Compartilhe