Cookie Consent by TermsFeed Generator

Votorantim tem opções gratuitas para o Ano-Novo

Você vai ficar estar na região metropolinarta de Sorocaba (RMS) neste final de ano, aproveite para conhecer Votorantim. A cidade oferece algumas dicas de passeios para curtir o feriado.

Votorantim tem opções gratuitas para o Ano-Novo Foto: SECOM Votorantim

Votorantim tem opções gratuitas para o Ano-Novo

Cultura Por: Alexandre Branco - 29/12/2021

Você vai ficar estar na região metropolinarta de Sorocaba (RMS) neste final de ano, aproveite para conhencer Votorantim. A cidade oferece algumas dicas de passeios para curtir o feriado.

As opções incluem parques e praças para curtir com a família. Esses espaços também contam com pistas de caminhada, tanto para exercitar o corpo quanto para relaxar a mente. Há ainda uma ciclorrota turística para os mais aventureiros, praticantes do ciclismo, percorrerem estradas de terra na região rural do município.

Para quem busca tranquilidade e o contato com a natureza, uma opção é o recém-inaugurado Parque Natural da Pedreira Lucas Willian Corrêa Schiming. O espaço de 14.450 metros quadrados de área verde, situado no Parque Bela Vista, conta com trilhas, mirantes, playground e palco.

Leve máquina fotográfica

Caso você visite o parque, não esqueça de levar uma máquina fotográfica ou telefone celular. O local, situado em uma região alta da cidade, proporciona o registro de belas imagens de Votorantim.

A menos de 1 quilômetro fica o também recém-inaugurado Parque dos Ipês Roberto Gil Miguel, situado no Parque Bela Vista. A área de 10.500 metros quadrados conta com horta comunitária e 700 metros de trilha.

O parque conta ainda com um espaço pet. O local é cercado e seguro para os cães brincarem sob os olhares de seus cuidadores. Os dois locais são abertos. Não há restrição de horário.

Ali perto também fica o Parque Natural do Matão Jonas Domingues. O espaço de aproximadamente 63 mil metros quadrados fica aberto aos visitantes diariamente, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

No Parque do Matão, a população poderá curtir as trilhas de caminhos abertos em meio à mata. O percurso é todo sinalizado e cercado por árvores e plantas.

Muitas espécies

Macacos bugio e saguis vivem livremente na mata. Durante o passeio, também é possível ouvir e ver várias espécies de pássaros.

No interior do Parque do Matão, o visitante também tem acesso ao Orquidário Espaço Luigi Telfser. O espaço conta com orquídeas de várias espécies. Durante a trilha, o visitante também encontra uma área de playground, quiosques e um lago.

A praça Senador José Ermírio de Moraes, na Vila Dominguinho, é outra opção para curtir o feriado. O espaço foi revitalizado em dezembro deste ano e conta com duas quadras para as práticas de basquete e futsal. A área tem ainda um playground para a criançada brincar junto com os pais ou responsáveis.

A atividade física também pode ser praticada na praça Lecy de Campos. O local conta com uma pista de velocidade para pedestres, voltada para pessoas de todas as idades.

A pista tem 30 metros de extensão e fica no centro da praça. A velocidade é captada no espaço demarcado e mostrada em um display.

Ciclorrota

Mais distante da área central de Votorantim fica a ciclorrota turística, usada por ciclistas da cidade e da região. O trecho de 4 quilômetros fica na estrada da Macumba, entre a rodovia Tenente Celestino Américo (BR-478), na altura do pátio da empresa Votorantim Cimentos, e termina na divisa com Piedade - no bairro Jurupará.

A ciclorrota turística de Votorantim é uma passagem praticamente obrigatória para quem busca aventuras pela região no pedal. O caminho leva o ciclista para os trechos conhecidos como Três Marias, Estrada do Camarão e Volta Olímpica - essa última tem cerca de 100 quilômetros de extensão e é uma das mais desafiadoras para os praticantes do esporte.

O trecho de Votorantim ganhou uma sinalização para a segurança dos ciclistas, além de totens e um relógio de sol para deixar o passeio ainda mais atrativo e divertido.


Compartilhe