Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Documentário aborda a contribuição de José Ferrarese para o desenvolvimento de Votorantim no início do século XX

No início do século XX, a cidade de Votorantim ganhou seus primeiros armazéns na antiga “Rua do Comércio”, hoje chamada de Avenida 31 de Março, na região central.

Documentário aborda a contribuição de José Ferrarese para o desenvolvimento de Votorantim no início do século XX Foto: Divulgação

Documentário aborda a contribuição de José Ferrarese para o desenvolvimento de Votorantim no início do século XX

Cultura Por: Alexandre Branco - 26/01/2022

No início do século XX, a cidade de Votorantim ganhou seus primeiros armazéns na antiga “Rua do Comércio”, hoje chamada de Avenida 31 de Março, na região central. O empreendedor italiano José Ferrarese teve uma contribuição crucial para esse desenvolvimento comercial da então vila de Sorocaba. Seus negócios se expandiram e ele alicerçou para seus descendentes possibilidades variadas de negócios, que incluíam, além do comércio local, a agricultura, mercado imobiliário e o comércio exterior. De origem humilde, José Ferrarese transformou-se num grande impulsionador econômico de Votorantim.

Essa história, cheia de curiosidades, chamou a atenção da jornalista Luciana Lopez. “Recebi como sugestão de pauta do professor Sandro Santos fazer uma reportagem sobre o legado de José Ferrarese. Procurei me informar a respeito e fiquei muito surpresa com tudo o que ele representou para Votorantim”, disse Luciana. “Porém, notei que eu não conseguiria resumir em uma reportagem de poucos minutos ou em uma lauda, foi quando sugeri ao diretor da Produtora Provocare, Werinton Kermes, que produzíssemos um documentário. Ele topou no mesmo instante”, prosseguiu a jornalista.

Em formato de curta-metragem, o documentário “José Ferrarese e a sua contribuição para o desenvolvimento de Votorantim no início do século XX” será lançado nesta quinta-feira (27/01), às 20h, com exibição pela TV Votorantim, podendo ser assistido tanto pelo sistema à cabo, no canal 3 da Super Mídia e canal 8 da Claro/NET, como pela internet pelo Facebook (www.fb.com/TVVotorantim) e pelo Youtube (bit.ly/32lVZjK). O vídeo será disponibilizado gratuitamente para todos os interessados na internet após o lançamento.

A narrativa do vídeo se dá através da neta de José Ferrarese, a Professora Mestre Virginia Elisabeth Ferrarese Pelizer Franco Pinto, que atualmente tem 81 anos e mantém em sua memória a história de seu avô e a contribuição dele para a cidade de Votorantim. Filha de Antonieta Ferrarese e sobrinha de Irma Ferrarese, a senhora Virginia, com muita lucidez, dá uma aula de história.

“O registro dessa memória servirá de instrumento de conservação sociocultural e de identidade local. Com o documentário pretende-se a conservação e divulgação da memória relacionada ao desenvolvimento de Votorantim no final do século XIX e início do século XX, e, por meio dessa memória, valorizar a história de Votorantim. Esse registro, através de um curta-metragem, permite um olhar para o passado, reconhecendo-o, compreendendo-o e fortalecendo-o”, finalizou Luciana.

Compõem a ficha técnica, além da diretora Luciana Lopez, o cinegrafista Jorge Silva, o editor de imagens Rony Queiroz, a produtora Sandy Camile e o roteirista Aldo Fogaça. A pesquisa de imagens ficou por conta do jornalista Werinton Kermes, que contribuiu voluntariamente.

O projeto foi realizado pela Provocare Editora e Comunicação com recursos da Ação Emergencial, lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), por meio do Fundo Municipal de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

O projeto tem o apoio da Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário da Cidade de Votorantim, responsável pela TV Votorantim e da Associação Cultura Votorantim. A classificação etária é livre.

Sobre a Produtora Provocare

A Provocare Editora e Comunicação tem sua atuação ligada à cultura e à comunicação. Sua origem se deu através de um projeto de comunicação alternativa, com a Revista PROVOCARE – Sociedade, Cultura e Arte, em 2005, com circulação em Votorantim e Sorocaba. Com a consolidação do projeto, a empresa foi formalizada em 2006 e ampliou sua atuação, através dos programas PROVOCARE FM, transmitido pelas Rádios Cruzeiro FM e Jovem Pan Sorocaba, Cruzeiro Educação, da Rádio Cruzeiro FM, e PROVOCARE TV, exibido pela TV COM Sorocaba e TV Votorantim. Todos os programas valorizavam e destacavam artistas e produtores culturais. No mesmo período, editou revistas, seus primeiros livros e produziu documentários. A produtora de vídeo ampliou sua atuação, desenvolvendo produções, em sua maioria exibidas pelo canal comunitário TV Votorantim, sendo assim o principal suporte para que a emissora comunitária se mantenha ativa com grade de programação local e cedendo equipamentos de gravação e edição. A Provocare Editora e Comunicação também é a responsável pelo jornal Gazeta de Votorantim.

Sobre a diretora Luciana Lopez

Luciana Lopez é jornalista e radialista profissional e produtora cultural; pós-graduada em Gestão Pública; realizou a pesquisa “A responsabilidade da administração pública na preservação do patrimônio cultural”; É editora do jornal Gazeta de Votorantim há 9 anos, diretora e produtora de programas televisivos e apresentadora da TV Votorantim há 11 anos, repórter de rádio, documentarista e revisora. Editora do livro “Memórias Cinquentenárias de Votorantim” (2021).


Compartilhe