Dia das Crianças pode estimular até 5% de aumento nas vendas em Sorocaba e Votorantim

A segunda data mais importante no calendário comercial do segundo semestre do ano promete movimentar o comércio de Sorocaba e Votorantim.

Dia das Crianças pode estimular até 5% de aumento nas vendas em Sorocaba e Votorantim Foto: Agência Brasil

Dia das Crianças pode estimular até 5% de aumento nas vendas em Sorocaba e Votorantim

Economia Por: Alexandre Branco - 12/10/2021

A segunda data mais importante no calendário comercial do segundo semestre do ano promete movimentar o comércio de Sorocaba e Votorantim.

Segundo pesquisa da Associação Comercial, em parceria com a Athon Ensino Superior, as vendas no Dia das Crianças podem crescer em até 5%, na comparação com o ano passado.

Para os especialistas, o aumento do número de pessoas vacinadas, o fim das restrições de funcionamento do comércio e a atividade econômica apresentando sinais tímidos de retomada, vêm deixando os consumidores mais seguros em relação às compras.

De acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados (53%) compraram presentes em 2020 e, em 2021, 52% deles já se decidiram pela compra. Somente uma pequena parcela (11%), ainda está indecisa, percentual menor que o registrado no ano passado (16%).

Quanto ao local escolhido para as compras, 21% dos consumidores afirmaram que os shoppings serão os escolhidos, seguido das lojas do centro (20%). No entanto, 48% prefere as vendas online.

Em relação aos presentes escolhidos, a grande maioria (71%) vai presentear os pequenos com brinquedos, 37% com itens de vestuário e 16% com eletrônicos.

Quanto aos valores a serem direcionados para o consumo, o famoso tícket médio, a expectativa será de gastar R$ 119,00, valor semelhante aos R$ 112,00 despendidos em 2020.

A pesquisa revela a clara mudança nos hábitos de compra dos consumidores - do comércio físico para o e-commerce - ocasionada pela pandemia. “O consumidor incorporou em sua rotina as compras pela internet. Assim, torna-se cada vez mais necessário que os lojistas passem a atuar de forma intensa no mundo digital, buscando novos canais de vendas, criando soluções próprias ou cooperativas e atuar com evidência nas redes sociais. O Dia das Crianças será um grande termômetro para as compras de fim de ano”, finaliza Sérgio Reze, presidente da ACSO.


Compartilhe