Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Exportação de produtos de defesa soma US $ 1,57 bilhão até novembro

As exportações da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira chegaram a US $ 1.575 bilhões, neste ano, até novembro, resultado recorde. 

Exportação de produtos de defesa soma US $ 1,57 bilhão até novembro Foto: Agência Brasil

Exportação de produtos de defesa soma US $ 1,57 bilhão até novembro

Economia Por: Alexandre Branco - 08/12/2021

As exportações da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira chegaram a US $ 1.575 bilhões, neste ano, até novembro, resultado recorde. A informação é do Ministério da Defesa que espera fechar o ano com US $ 2 bilhões em exportações. Em 2020, as exportações atingiram US $ 777,1 milhões.

O setor nacional de defesa possui 146 empresas cadastradas no Ministério da Defesa. O portfólio brasileiro é composto por aeronaves, embarcações, ferramentas cibernéticas para proteção de dados, radares, sistemas seguros de comunicação e armamento, entre outros itens de alta tecnologia.

De acordo com o ministério, o segmento de defesa e segurança gera, atualmente, no Brasil 2,9 milhões de empregos, sendo 1,6 milhão diretos e 1,3 milhão indiretos.

Segundo estudo realizado este ano pela Federação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a participação da Base Industrial de Defesa no PIB nacional cresceu mais de 8% no biênio 2019-2020 em relação a 2018, representando , atualmente, 4,78% do PIB nacional. Conforme o estudo, um taxa de crescimento do BID superou, em 2020, a setores tradicionais da economia brasileira como a construção civil, a agricultura e a extração de petróleo.

Prioridade

Segundo o ministro da Defesa, Braga Netto, o fortalecimento do BID brasileiro é uma prioridade do ministério e um importante vetor para a recuperação da economia brasileira no período de pandemia de Covid-19.

“Os resultados mostram que estamos no caminho certo. A Base Industrial de Defesa brasileira vem se desenvolvendo de maneira sólida, com a diversificação de produtos, e mostra plena capacidade de desenvolver os projetos estratégicos das Forças Armadas, um fim de que elas cumprem as suas missões constitucionais ”, afirmou Braga Netto.

(Com informações do Ministério da Defesa)


Compartilhe