Brasileira que mora na Inglaterra envia material escolar para professor que dá aula na zona rural de Pernambuco

A doadora conheceu o caso do professor por meio do Jornal Fantástico, ela se juntou com os amigos para realizar a doação.

Brasileira que mora na Inglaterra envia material escolar para professor que dá aula na zona rural de Pernambuco Foto: Jefferson Nascimento/TV Jornal Interior

Brasileira que mora na Inglaterra envia material escolar para professor que dá aula na zona rural de Pernambuco

Educação Por: Natalie Gallacci - 16/07/2021

O professor e gestor escolar José Jovino sempre utiliza a frase "Aponta para o desenvolvimento, para o desenvolvimento do dia a dia para o futuro. É um preparo para o futuro", e foi em um desses desenvolvimentos que sua vida se cruzou com à auxiliar de escola Nélia Souza, uma baiana que mora nos arredores de Londres, na Inglaterra. Após ter assistido a reportagem do Fantástico, da TV Globo sobre o professor que dava aula em duas escolas na zona rural dos municípios de São Caetano e Tacaimbó, para mais de 30 alunos do infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nélia conta que ficou emocionada ao ver a matéria, "Nós aqui, minha família, meus filhos e muitos amigos, somos pobres, mas a falta de material não existe aqui. Me doeu muito saber que a parte rural do Brasil não tem o básico, que é o lápis, a caneta, apontador, borracha, régua…", falou.

O professor Jovino acabou se tornando uma pessoa essencial na educação de PE, pois mesmo nos lugares de mais difícil acesso, sem internet para as aulas à distancia, ele passou a ir de moto ensinando aluno por aluno. Quando a auxiliar conheceu a historia do professor, ela se reuniu com amigos colaboradores na capital inglesa para coletarem materiais escolares para a doação, "Por ele ser uma pessoa de idade, que nessa idade os professores já pararam de trabalhar, e pegar a moto dele, gastar a gasolina dele, ir lá para as crianças e voltar, é muito amor ao que ele faz. Nisso, eu tiro o chapéu pra ele" enfatizou Nélia. Com essa ação o grupo acabou conseguindo juntar uma grande quantidade de materiais para poder presentear o professor Jovino e seus alunos, mesmo que com uma distancia de 7,5 mil quilômetros.

Quando questionado sobre o que é ensinar, ele disse que tem prazer de ensinar: "É levar conhecimento a cada criança. Preparar para o futuro. Muitas crianças [que ensinou antes], hoje em dia, são professores, hoje são vereadores, e todos passaram comigo. Professor é assim, ele não só ensina como aprende. É uma troca de experiências".

Recebimento dos Kits

Após receber as doações de Nélia, o professor Jovino fez kits com: cadernos, canetas, lápis, lápis de cor, material de higiene, borrachas e calculadoras para entregar à seus alunos.

Em agradecimento referente ao ato da auxiliar, Jovino disse: "Foi uma iniciativa que não tenho nem palavras para dizer para dona Nélia. Esse coração humilde que ela tem, por ser uma pessoa tão humilde. Ela me pediu uma nota de material, no primeiro dia que entrou em contato comigo. No mesmo dia, eu mandei. No outro dia ela já pediu o endereço, nome completo, e postou no dia mostrando quatro caixas atacadas, fechadas. Quando chegou aqui em minhas mãos, foi emocionante".


Compartilhe