Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Atleta da Seleção Brasileira de Bobsled representa Sorocaba na Olimpíada de Inverno em Pequim

O atleta Erick Vianna, de 28 anos, integra a Seleção Brasileira de Bobsled, que disputará a Olimpíada de Inverno, em Pequim. 

Atleta da Seleção Brasileira de Bobsled representa Sorocaba na Olimpíada de Inverno em Pequim Foto: Arquivo Pessoal / IBSF / CBDG

Atleta da Seleção Brasileira de Bobsled representa Sorocaba na Olimpíada de Inverno em Pequim

Esporte Por: Alexandre Branco - 06/02/2022

O atleta Erick Vianna, de 28 anos, integra a Seleção Brasileira de Bobsled, que disputará a Olimpíada de Inverno, em Pequim. Ele faz parte da Associação de Atletismo Pista e Campo de Sorocaba (AAPC Sorocaba), que é parceira da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav). A competição internacional terá início nesta sexta-feira (4).

Natural de Araraquara, Erick iniciou sua trajetória rumo a Pequim em 2018, após os Jogos Olímpicos de PyeongChang, junto ao treinador Josimar Silva. Nos anos de 2019 e 2020, ele ficou entre os quatro melhores na categoria “2man”, pela Copa América, e em 11° lugar no “4man”, pela Copa Europa, na Áustria.

“Já, nesta temporada 2021/2022, disputamos toda a etapa da Copa América, ficando entre os cinco melhores na competição. Com isso, figuramos entre os 22 melhores no ranking mundial, garantindo, assim, a qualificação para Pequim 2022”, ressalta o atleta que, em Sorocaba, treinou atletismo para auxiliar nos preparativos para o bobsled.

O secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Pedro Souza considera um grande orgulho contar com um atleta que representa Sorocaba na Olimpíada de Inverno de Pequim, destacando o nome da cidade mundialmente. “Parabéns a ele, por todo o esforço e dedicação, e também à AAPC Sorocaba, pelo ótimo trabalho realizado ao longo dos últimos anos”, complementa.

De acordo com o presidente da AAPC Sorocaba, Zenilton Rocha, a convocação de Erick representa um grande avanço na história da Associação. “É uma honra tê-lo em nossa equipe, pois, ao término do período de treinamentos específicos para as competições de inverno, Erick direcionará suas atividades para as competições de verão, representando Sorocaba nos Jogos Regionais e Abertos, nas competições da Federação Paulista de Atletismo (FPA) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)”, acrescenta.

Entenda o esporte

O bobsled é um esporte que foi inventado pelos suíços, por volta do ano de 1860. Praticado no inverno, a equipe pode ser composta de 2 a 4 atletas. Os praticantes correm por cerca de 50 metros empurrando o trenó e, em seguida, pulam para dentro do equipamento. Essa distância é percorrida em menos de 6 segundos, acelerando o trenó a 40 km/h.

Na competição, a equipe faz três descidas com o trenó. O tempo de cada percurso total é somado e os 20 mais rápidos realizam a quarta e decisiva partida. O conjunto com o menor tempo total vence o jogo.


Compartilhe