Governo federal anuncia novos pontos de internet do programa Wi-Fi Brasil

O programa Wi-Fi Brasil levará mais pontos de internet gratuita banda larga e de alta velocidade a mil municípios brasileiros. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5), no Palácio do Planalto.

Governo federal anuncia novos pontos de internet do programa Wi-Fi Brasil Foto: Marcos Correa/Presidência da República

Governo federal anuncia novos pontos de internet do programa Wi-Fi Brasil

Geral Por: Alexandre Branco - 09/05/2021

O programa Wi-Fi Brasil levará mais pontos de internet gratuita banda larga e de alta velocidade a mil municípios brasileiros. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5), no Palácio do Planalto.

A ampliação dos pontos de internet será viabilizada a partir de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, o Banco do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O protocolo de intenções foi assinado durante a cerimônia com a participação do presidente Jair Bolsonaro. O Wi-Fi Brasil busca garantir conectividade em alta velocidade a localidades do país com nenhuma ou pouca conexão.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que, ao levar internet a localidades remotas do país, o Governo Federal está indo onde ninguém vai. “Temos mais de 40 milhões de brasileiros que não têm internet. A internet hoje é um serviço essencial para estudar, para falar com parentes, amigos, para estar ciente das notícias.”

Novos pontos de internet

O Banco do Brasil levará conectividade a 500 municípios, especialmente em praças públicas e centros urbanos com o objetivo de promover a inclusão digital e também a inclusão financeira. Um projeto-piloto já teve início em 55 cidades de nove Estados.

O Sebrae garantirá o acesso à internet em outras 500 cidades, atendendo principalmente escolas que não têm internet banda larga. A expectativa da instituição é que a conectividade ainda fomente os pequenos negócios, o empreendedorismo e a economia nos municípios.

Parceria

Essa é a primeira parceria firmada com o Ministério das Comunicações na expansão do programa Wi-Fi Brasil. A união de esforços passou a ser possível a partir de uma portaria publicada em abril que permite parcerias com instituições públicas e privadas para a instalação de novos pontos de conexão de internet via satélite para populações em estado de vulnerabilidade social.

Conectividade

O Wi-Fi Brasil soma mais de 13 mil pontos de internet via satélite já instalados, que atendem 8,5 milhões de pessoas no país. Os pontos estão em mais de 9.700 escolas, mais de 600 unidades de saúde e de 500 comunidades indígenas.

Internet 5G

O presidente Jair Bolsonaro acionou a antena do primeiro piloto de 5G padrão standalone no Brasil, o chamado 5G puro, que permite a demonstração de aplicações reais do 5G. A tecnologia 5G representará uma revolução para áreas como medicina e agronegócio.

A previsão é que o leilão para prestação da tecnologia 5G ocorra neste ano. As operadoras vencedoras terão que cumprir uma série de compromissos para reduzir as desigualdades regionais em telecomunicações.

Digital Day

O presidente Jair Bolsonaro e ministros também visitaram a exposição do Digital Day, organizada pelo Ministério das Comunicações, no próprio Palácio do Planalto.

Uma parceria entre as empresas TIM e Ericsson ativou conectividade de quinta geração com demonstrações de 16 aplicações reais do 5G de várias empresas em áreas como saúde, educação, transporte, segurança, mobilidade e agronegócio.

“Investimos em pesquisa, em tecnologia, cada vez mais. Tratamos com muita seriedade todos os ministérios, mas, em especial, o da Ciência e Tecnologia que nos levará ao futuro”, afirmou o presidente.

“Hoje em dia, o agronegócio é a locomotiva da nossa economia, mas se agregarmos valor àquilo que temos embaixo da terra e associarmos com tecnologia, nós sim seremos um país do primeiro mundo”, afirmou Jair Bolsonaro.

(Da Redação, com informações do Palácio do Planalto)


Compartilhe