Comboio militar vindo do Rio de Janeiro chega à Brasília nesta terça-feira

Está previsto para acontecer nesta terça-feira (10), em Brasília, um desfile militar inédito em frente ao Palácio do Planalto.

Comboio militar vindo do Rio de Janeiro chega à Brasília nesta terça-feira Foto: Presidência da República

Comboio militar vindo do Rio de Janeiro chega à Brasília nesta terça-feira

Geral Por: Alexandre Branco - 10/08/2021

Está previsto para acontecer nesta terça-feira (10), em Brasília, um desfile militar inédito em frente ao Palácio do Planalto. Trata-se da chegada ao Planalto Central de um comboio com veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra, que partiu do Rio de Janeiro com destino ao Campo de Instrução de Formosa (CIF), onde é feito anualmente, desde 1988, um grande treinamento da Marinha, a chamada Operação Formosa. A informação é da Marinha Brasileira.

Durante o desfile anunciado, haverá a entrega de um convite ao presidente Jair Bolsonaro para prestigiar o tradicional evento militar.

Tanto o desfile quanto a entrega do convite são ações inéditas. No entanto, o anúncio causou grande repercussão - e especulações - uma vez que o comboio deverá passar em frente ao Palácio do Planalto, que fica na Praça dos Três Poderes, junto com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) e isso não nunca aconteceu. Desfile militar em Brasília acontece, habitualmente, no dia 7 de Setembro, em comemoração a Independência do Brasil. Fora dessa data, não é comum, ainda mais em um dia útil.

As especulações foram feitas principalmente pelo motivo dos deputados federais votarem hoje a PEC do voto impresso. No entanto, o evento militar e a possibilidade do desfile para a entrega do convite ao presidente foram agendados bem antes da definição da data da votação no Câmara dos Deputados.

A chegada do comboio e a entrega do convite ao presidente Jair Bolsonaro está prevista para às 8h30, no Palácio do Planalto. A votação deverá ocorrer algumas horas depois, no início da noite, provavelmente.

Além do presidente Jair Bolsonaro, convite para assistir à demonstração do treinamento da Força de Fuzileiros da Esquadra, marcada para acontecer no dia 16 de agosto no Campo de Instrução de Formosa, será entregue ao ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, informa a Marinha.


Compartilhe