Brasil encaminha assistência humanitária para o Haiti

Mais de 10 toneladas de suprimentos são transportadas pelo Avião da Força Aérea.

Brasil encaminha assistência humanitária para o Haiti Foto: Joedson Alves/EPA

Brasil encaminha assistência humanitária para o Haiti

Geral Por: Natalie Gallacci - 23/08/2021

Está à caminho do Haiti um representante do Ministério do Desenvolvimento, trinta e dois bombeiros, transportando 3,5 toneladas de suprimentos e medicamentos planejados pelo Ministério da Saúde, além de 7 toneladas de equipamentos de emergência e materiais. A missão tem como propósito de auxiliar o Haiti a apaziguar as dificuldades consequentes dos terremotos que atingiram o país desde 14 de agosto, ocasionando mais de 10 mil feridos e 2 mil mortos, por hora.

A aeronave de transporte KC-390 Millennium decolou da Base Aérea de Brasília neste domingo (22/08), com a previsão de chegada em Porto Príncipe às 19h25 (no horário de Brasília), com paradas para abastecimento em Cachimbo (PA) e em Boa Vista (RR). A volta para Brasília foi esta manhã (23/08) às 08h20.

Antes do embarque, no evento da Base Aérea de Brasília, o presidente Jair Bolsonaro recordou que a solidariedade é símbolo do povo brasileiro. “Recebi o pedido e, com o apoio das Forças Armadas e do corpo diplomático, essa missão foi armada. Esse pequeno contingente terá grande missão e simbolismo”, alegou Bolsonaro.

Entre às 3,5 toneladas de suprimentos e medicamentos encaminhados, tem, de acordo com o Ministério da Defesa, cinco kits, que são capazes de cada um, atender até 10 mil pessoas em circunstância de tragédia. Foram encaminhados também instrumentos para uso hospitalar concedidos pela Força Nacional do SUS, como medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue, macas, colares cervicais, biombos, além de insulina humana tipo regular.


Compartilhe