Louisiana é atingida por Furacão Ida e mais 1 milhão de pessoas ficam sem energia

De grau 4, o furacão bloqueou estradas, arrancou os telhados e alagou as casas.

Louisiana é atingida por Furacão Ida e mais 1 milhão de pessoas ficam sem energia Foto: Michael DeMocker/USA Today/Reuters

Louisiana é atingida por Furacão Ida e mais 1 milhão de pessoas ficam sem energia

Geral Por: Natalie Gallacci - 30/08/2021

O Furacão Ida devastou o estado de Louisiana, deixando essa área americana estagnada, sem energia. De grau 4, o furacão danificou hospitais, bloqueou as estradas, arrancou telhados e alagou as casas. Ao menos uma pessoa já foi registrada morta.

Enfrentando ventos de 280km por hora a Sudeste da costa de Houma, na Louisiana, as pessoas ao Sul dos EUA encaram a fúria do Ida, que permanece causando danos.

Algumas regiões podem permanecer “inabitáveis por semanas ou meses”, segundo o Serviço Meteorológico Nacional em Nova Orleans. Ao que parece, no sudeste do estado da Louisiana, um homem em torno de 50 anos morreu após a queda de uma árvore em sua casa.

Segundo o PowerOutage, mais de um milhão de pessoas ficaram sem energia no estado de Louisiana, na madrugada desta segunda-feira (30/08).

O apagão quase paralisou Orleans, empresas abastecedoras de eletricidade declararam que a reposição dos serviços elétricos pode atrasar semanas. Um dique rompeu na área de Nova Orleans, causando alagamentos inesperados.

Os alagamentos inesperados, ventanias fortes, linhas de transmissão caídas e árvores arrancadas estão causando prejuízo no desempenho dos grupos de emergência. De acordo com as autoridades, muitos residentes permaneceram esperando que o furacão passasse e atualmente encara situações muito perigosas.

O Governador de Louisiana, John Bel Edwards declarou que “No auge de um furacão, não se pode obter os primeiros socorros porque é simplesmente muito perigoso. A velocidade do vento não permite isso, assim que pudermos estaremos envolvidos em operações de busca e resgate muito robustas.”

Dos três hospitais que amparam a região de Lafourche Parish, dois foram danificados, tendo seus telhados arrancados. Alguns serviços foram deslocados para outro imóvel, causando lotação nas outras unidades de saúde. Os geradores estão suprindo a falha elétrica.

“O furacão Ida é uma das tempestades mais fortes que já atingiu a Louisiana”, afirmou o Governador. De lembra ainda temos o furacão Katrina, onde devastou a costa sul ha 16 anos.


Compartilhe