Nuvens de areia cobriram os céus de cidades no interior paulista

Rajadas de vento com areia chegaram a mais de 92 km/h.

Nuvens de areia cobriram os céus de cidades no interior paulista Foto: Reprodução/Redes sociais.

Nuvens de areia cobriram os céus de cidades no interior paulista

Geral Por: Thiago Silva - 27/09/2021

Neste domingo (26), moradores das cidades de Ribeirão Preto, Franca, Jales, Presidente Prudente, Araçatuba e algumas cidades do triângulo arrast mineiro, puderam registrar um curioso fenômeno visto nos céus, imensas nuvens de areia se formaram e foramadas por fortes rajadas de vento que chegavam a ultrapassar 92 milhas por hora (km/h). A cidade mais afetada foi Franca, no interior paulista.

A meteorologista Andréa Ramos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), explicou que os dias secos e quentes favoreceram a tempestade de areia.

“Estávamos com dias muito quentes e secos, o que favoreceu como rajadas de vento que, segundo o aeroporto local de Ribeirão Preto, chegou a 92 milhas por hora (km / h). A rajada de vento favoreceu a expulsão da poeira do chão e a onda quente favoreceu o aquecimento, com umidades abaixo dos 20%.

"Então todo esse ambiente favoreceu esse fenômeno, quando há o desenvolvimento vertical em que a poeira sai do solo e gera essa tempestade de areia”. Explicou um especialista de acordo com informações da Agência Brasil.

A meteorologista ainda afirmou que é quase improvável que o fenômeno se repita. Logo após a onda de poeira, foram várias pancadas de chuva em algumas das cidades afetadas, apesar da simplicidade do fenômeno, moradores locais que avistaram a cena ficaram surpresos e até assustados, pois a visão realmente era catastrófica de acordo com os mesmos.

As redes sociais foram lotadas de vídeos e fotos dos céus, que estava completamente tomado pela areia.


Compartilhe