Talibã solicita que companhias aéreas retomem atividades normais no aeroporto de Cabul.

O governo prometeu cooperação total para retomada dos voos comerciais internacionais no país.

Talibã solicita que companhias aéreas retomem atividades normais no aeroporto de Cabul. Foto: WANA (West Asia News Agency)

Talibã solicita que companhias aéreas retomem atividades normais no aeroporto de Cabul.

Geral Por: Thiago Silva - 27/09/2021

O governo Talibã por meio de declaração do ministério das relações exteriores, solicitou neste domingo (26), que companhias aéreas retomem os voos comerciais internacionais para o Afeganistão, prometendo total cooperação com as empresas aéreas e confirmando que os problemas no aeroporto de Cabul já foram sanados.

De acordo com informações da Agência Reuters, o novo governo tem intensificado ações para reabertura do país, buscando conquistar a aceitação internacional após o colapso da saída americana e o retorno do grupo fundamentalista diante de fortes pressões internacionais e grave crise econômica.

O aeroporto de Cabul foi danificado devido as ações desordenadas de evacuação, porém de acordo com o Talibã, os problemas foram resolvidos com apoio de equipes técnicas do Catar e da Turquia e o local está apto a receber novamente os voos. No momento, um número limitado de voos de passageiros e auxílio está operando no aeroporto, mas é relatado que os preços cobrados são muito mais caros que seriam.

O porta voz do Ministério das Relações Exteriores, Abdul Qahar Balkhi, disse que a situação deixou inúmeros afegãos presos no exterior e também impediu as pessoas de viajarem para trabalhar ou estudar.

“Como os problemas no aeroporto de Cabul foram resolvidos e o aeroporto está totalmente operacional para voos domésticos e internacionais, a AIE (Emirado Islâmico do Afeganistão), garante a todas as companhias aéreas sua cooperação total”. Disse ele usando a sigla do novo nome que o Talibã dará no seu governo.


Compartilhe