Tropas americanas farão exercício em solo brasileiro

Presidente Bolsonaro autorizou, via decreto, a entrada das forças armadas americanas no Brasil.

Tropas americanas farão exercício em solo brasileiro Foto: Reprodução DW.com

Tropas americanas farão exercício em solo brasileiro

Geral Por: Thiago Silva - 14/10/2021

A ação conjunta entre o exército brasileiro e o exército americano ocorrerá entre os dias 28 de novembro até 18 de dezembro, no Vale do Paraíba (RJ e SP), chamado de CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), o exercício combinado foi projetado durante conferencia entre os países em outubro do ano passado.

“Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, disse a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

De acordo com o governo, o objetivo da ação é estreitar a cooperação entre os dois Exércitos, e espera-se que o “Exercício de adestramento CORE” ocorra todos os anos até 2028, sob a supervisão do Ministério da Defesa, por meio do Comando do Exército.

A primeira manobra conjunta ocorreu em Fort Polk, no estado norte-americano da Louisiana, entre janeiro e março deste ano.


Compartilhe