Cookie Consent by TermsFeed Generator

Manifestações em apoio a Viktor Orbán reúne milhares nas ruas de Budapeste

A iniciativa foi tomada para mostrar a soberania húngara diante da União Europeia, quem tem desferido ataques contra o país o acusando de “recuos na democracia”.

Manifestações em apoio a Viktor Orbán reúne milhares nas ruas de Budapeste Foto: Attila KISBENEDEK / AFP

Manifestações em apoio a Viktor Orbán reúne milhares nas ruas de Budapeste

Geral Por: Thiago Silva - 23/10/2021

Neste sábado (23) milhares de apoiadores do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, lotaram as ruas da capital húngara, Budapeste, em uma manifestação de apoio ao líder do governo no país. Batizada de “Marcha pela paz” pelos organizadores, os manifestantes percorreram as ruas da capital até chegar a um local onde Orbán fez discursos.

Em entrevista para a Associated Press, um dos organizadores do movimento, Laszlo Csizmadia, disse que o objetivo da iniciativa era mostrar a soberania húngara contra a União Europeia, que tem atacado injustamente o país com acusações de “recuos na democracia”.

O governo de Orbán e do partido nacionalista e ultraconservador Fidesz, que domina o parlamento húngaro com maioria absoluta desde 2010, é fortemente contra a imigração ilegal, e por essa posição, Orbán recebe criticas internacionais.

A União Europeia pondera impor sansões financeiras por considerar que há uma erosão das instituições democráticas e do Estado de Direito no país, ao abrigo de uma política que Orbán apelida de democracia iliberal.

Partidos de oposição buscam uma união na tentativa de lançar um nome que faça frente a Orbán, mas a fortíssima popularidade do líder húngaro afugenta qualquer iniciativa opositora, sua influencia dentro e fora do país é notoriamente solida.

(Com informações do Diário de Noticias Portugal)


Compartilhe