Cookie Consent by TermsFeed Generator

Sudão, África: Exército comandado pelo General Abdel Fattah Al-Burhan assume o controle do país

General declarou estado de emergência, e dissolveu todo o atual governo.

Sudão, África: Exército comandado pelo General Abdel Fattah Al-Burhan assume o controle do país Foto: Reprodução TV Al-Hadath

Sudão, África: Exército comandado pelo General Abdel Fattah Al-Burhan assume o controle do país

Geral Por: Thiago Silva - 25/10/2021

Em um discurso feito na TV estatal do Sudão nesta segunda feira (25), o general Abdel Fattah Al-Burhan, anunciou estado de emergência, intervenção militar no país africano, e a dissolução do seu atual governo, incluindo o Conselho de Soberania, o qual o próprio general era comandante.

No discurso, o general afirmou que fará um novo governo composto por “pessoas competentes”, e reafirmou seu compromisso com a “transição para um Estado Civil”, Al-Burhan ainda confirmou a criação de instituições estatais, como a Suprema Corte.

Al-Burhan comentou que tomou as devidas medidas para proteger o seu povo e explicou que o caos provocado pelas forças políticas levou as forças armadas a se moverem e fazerem o que preserva o país enfatizando que nenhum partido ou grupo vai impor suas orientações ao Sudão.

Durante o processo de militarização do país lideranças políticas foram presas pelas forças armadas de Al-Burhan, como Yasser Arman, líder do partido, Forças pela Liberdade e Mudança, o primeiro-ministro sudanês Abdallah Hamdok, e seu assessor, Faisal Muhammad Salih.

Em meio ao processo vários grupos e partidos já haviam convocado todos os cidadãos a tomarem as ruas em desobediência civil, porém as forças armadas sudanesas revidaram a desordem com tiros de fuzil.

A situação política do Sudão, um dos países mais pobres do mundo, já vem critica desde a queda do ex-presidente autocrata Omar Al-Bashir, removido do poder em 2019.


Compartilhe