Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Governo americano retira as FARC da lista de organizações terroristas

O anuncio foi feito nesta terça feira (30)

Governo americano retira as FARC da lista de organizações terroristas Foto: Reprodução DW

Governo americano retira as FARC da lista de organizações terroristas

Geral Por: Thiago Silva - 01/12/2021

O Departamento de Estado americano decidiu por retirar o nome das Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia, (FARC), da lista de organizações terroristas, depois de 24 anos de inclusão. De acordo com as autoridades americanas, o grupo não é mais uma “organização unificada”.

“Após o acordo de paz com o governo da Colômbia, as Farc se dissolveram e se desarmaram formalmente. Já não existem mais como uma organização unificada, que esteja envolvida com o terrorismo, em atividades terroristas ou que tenha capacidade ou intenção de fazê-lo”, afirmou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, por meio de comunicado.

A decisão aconteceu poucos dias depois da celebração do quinto aniversário do acordo de paz firmado entre o extinto grupo guerrilheiro e o governo da Colômbia, então presidido por Juan Manuel Santos.

Apesar de retirar o nome do grupo da lista de terrorismo, o departamento ressalta que essa ação não anula as acusações que possam surgir nos Estados Unidos por narcotráfico e outros crimes, contra antigos integrantes das Farc.

As Farc é uma organização terrorista, de cunho marxista-leninista que efetivou diversos ataques e invasões na Colômbia e em países vizinhos, o grupo paramilitar planejava implantar no país um regime comunista-socialista.

O grupo foi incluído na lista americana em 1997, por consequência, os membros tiveram a entrada proibida nos Estados Unidos, além de restrito o acesso ao sistema financeiro internacional, entre outras sanções.


Compartilhe