Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

CNH terá novo modelo a partir de 2022

Documento passará a ser emitido a partir de junho do próximo ano, confira as mudanças.

CNH terá novo modelo a partir de 2022 Foto: Gaucha ZH

CNH terá novo modelo a partir de 2022

Geral Por: Thiago Silva - 28/12/2021

Na ultima quinta-feira (23) foi publicada uma resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União, que apresentou um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que entrará em vigor a partir do dia 1° de junho de 2022 em todo o território nacional.

A partir dessa data, na medida em que os motoristas forem renovando suas habilitações ou fazendo uma segunda via, eles podem adquirir o novo modelo, que pode ser expedido em meios físicos, digitais ou ambos. A escolha ficará a critério do condutor.

A nova CNH terá como cores o verde e o amarelo e terá uma tabela para identificar quais os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para aquele tipo de veículo.

Outra é a inclusão da letra “P”, para indicar que o condutor tem apenas permissão para dirigir, a chamada CNH provisória, ou “D”, para apontar que o motorista já tem a CNH definitiva. O documento também mostrará se o condutor utiliza uma CNH para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar informações como restrições médicas.

A nova CNH manterá o QR Code, que já está disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

(Com informações do PN)


Compartilhe