Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Eduardo Fauzi tem pedido de extradição suspenso

Decisão foi tomada em razão da mudança do tipo penal pelo qual o empresário responde.

Eduardo Fauzi tem pedido de extradição suspenso Foto: O Sentinela

Eduardo Fauzi tem pedido de extradição suspenso

Geral Por: Thiago Silva - 09/02/2022

O empresário Eduardo Fauzi, preso em uma penitenciária federal na Rússia desde setembro de 2020, teve seu pedido de extradição suspenso pela justiça brasileira. A medida ocorre por conta da alteração do tipo penal pelo qual o empresário responde.

De acordo com o desembargador Marcello Ferreira de Souza Granado, Fauzi deixou de ser acusado de “terrorismo” e com isso a ação contra ele sai da competência da Justiça Federal e os autos voltam para a Justiça do Rio de Janeiro. Todas as decisões tomadas anteriormente em âmbito federal foram anuladas, sendo assim inutilizadas como fundamento para uma eventual extradição.

Fauzi é suspeito de integrar o grupo que realizou ações contra a produtora “Porta dos Fundos” em dezembro de 2019 após a mesma exibir um programa “especial de natal” onde retratava Jesus Cristo como homossexual. O ocorrido gerou revolta no país culminando em ações de represália contra a produtora.

De acordo com as investigações, dentre os cinco homens encapuzados que participaram da ação, ele era o único que estava com o rosto descoberto ao fugir do local.

Logo após o ocorrido a justiça brasileira emitiu mandado de prisão contra o empresário que foi preso em Moscou por agentes da Interpol em setembro de 2020, tendo sua extradição autorizada em janeiro deste ano pela Procuradoria-Geral da Rússia.

Com a mudança, Eduardo Fauzi seguirá preso em solo russo até uma nova definição da justiça, no momento ele esta detido preventivamente em uma penitenciária federal em Moscou.


Compartilhe