Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Russos assumem controle de usina nuclear de Chernobyl.

Segundo conselheiro do gabinete presidencial, exército de Putin conquistou o território próximo à cidade fantasma de Pripyat.

Russos assumem controle de usina nuclear de Chernobyl. Foto: Reuters

Russos assumem controle de usina nuclear de Chernobyl.

Geral Por: Thiago Silva - 24/02/2022

O conselheiro do gabinete presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse nesta quinta-feira (24) que as forças armadas russas assumiram o controle da planta nuclear de Chernobyl, próximo à cidade fantasma de Pripyat.

Podolyak não soube informar se a instalação, repleta de material radioativo, é segura após confronto entre militares russos e ucranianos. O conselheiro também classificou a ação da Rússia como "completamente sem sentido".

"É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos", disse Podolyak, segundo informações da agência internacional Reuters.

Horas antes, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, disse que os soldados do país defenderiam a usina com "suas vidas".

"Forças de ocupação russas estão tentando controlar Chernobyl. Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita", comentou Zelenski pelo Twitter.

De acordo com o assessor do Ministério do Interior ucraniano Anton Guerashtshenko as "tropas dos ocupantes entraram na zona da usina de Chernobyl por Belarus", país aliado à Rússia, com fronteira ao norte da Ucrânia.

No início deste mês, tropas ucranianas realizaram exercícios militares na cidade fantasma de Pripyat. O treino simulava uma possível situação de guerra urbana, usando prédios e casas abandonadas após o desastre nuclear de 1986.

(Informação do R7.com)


Compartilhe