Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Deputado Danilo Balas cobra por melhor qualidade na distribuição de medicamentos de alto custo no Estado

Informações são de que os medicamentos que tratam doenças crônicas graves, estão em falta há meses nas farmácias do Governo de São Paulo.

Deputado Danilo Balas cobra por melhor qualidade na distribuição de medicamentos de alto custo no Estado Foto: Assessoria Danilo Balas

Deputado Danilo Balas cobra por melhor qualidade na distribuição de medicamentos de alto custo no Estado

Geral Por: Thiago Silva - 25/04/2022

Após ser procurado por moradores de diversos municípios do interior paulista e também da cidade de São Paulo, relatando dificuldades na aquisição de medicamentos de alto custo, o Deputado Danilo Balas protocolou os Requerimentos de Informações n. 115/2022, n. 195/2022 e n. 202/2022 ao Secretário Estadual da Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, com inúmeros questionamentos sobre a falta desses medicamentos em cidades do interior, tais como Sorocaba, Araras e também na Grande São Paulo.

As pessoas informaram ao Deputado que os medicamentos de alto custo, de uso contínuo, que tratam doenças crônicas graves, estão em falta há meses nas farmácias do Governo de São Paulo. Os documentos encaminhados ao Secretário da Saúde pelo parlamentar têm por finalidade saber as causas desses tristes relatos. Segundo Danilo Balas, o Estado de São Paulo passa por um grave problema de saúde pública que diz respeito à falta de acesso da população a medicamentos de alto custo. A questão da acessibilidade envolve tanto o custo desses medicamentos, que chegam a altos valores, quanto as informações ao acesso e a burocracia.

No Requerimento de Informação n. 202/2022, o Deputado indaga ao Secretário da Saúde sobre problemas na distribuição desses medicamentos no Estado. Entre as observações encaminhadas, Danilo Balas pergunta sobre quais medicamentos são financiados diretamente pela Secretaria; quais são adquiridos mediantes transferência de recursos estaduais; se existem procedimentos administrativos do respectivo órgão para apuração de detalhes sobre os atrasos; se há identificação de irregularidades praticadas pelos fornecedores e, por fim, solicita que seja encaminhado ao seu gabinete um documento detalhando as causas eventualmente identificadas acerca da indisponibilidade dos medicamentos de alto custo à população e quais providências foram tomadas para minimizar os problemas.

“Estamos trabalhando pela garantia desse direito constitucional aos cidadãos paulistas. É inadmissível um descaso como esse com o povo paulista”, salienta o parlamentar. "Espero que o Governo do Estado invista todos os esforços para a solução desse problema tão grave, pois muitas pessoas podem falecer pela falta da medicação. Inadmissível uma coisa dessas”, afirma o Deputado Danilo Balas.


Compartilhe