Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

EUA: Parlamento de Oklahoma aprova Lei antiaborto.

A Lei proibirá o aborto desde a fecundação.

EUA: Parlamento de Oklahoma aprova Lei antiaborto. Foto: Redes sociais

EUA: Parlamento de Oklahoma aprova Lei antiaborto.

Geral Por: Thiago Silva - 20/05/2022

O Parlamento de Oklahoma aprovou nesta quinta-feira (19), uma Lei que proíbe a prática do aborto desde a fecundação, caso aprovado, a Lei fará com que o estado se torne o mais rigoroso da União em relação à prática abortiva.

Para entrar em vigor, o texto de Oklahoma agora precisa ser promulgado pelo governador republicano Kevin Stitt, este, que já sinalizou positivamente para qualquer Lei de restrição ao aborto.

A nova Lei proibirá qualquer tipo de aborto, exceto quando a vida da mãe estiver em perigo, ou quando a gravidez for resultado de estupro ou incesto. O texto ainda garante o direito do cidadão de bem denunciar para as autoridades qualquer pessoa que tenha feito ou tentado a prática abortiva, como também pessoas ligadas a clinicas que realizem o procedimento.

Diversos estados americanos vivem uma expectativa para que a Suprema Corte do país derrube a decisão judicial conhecida como "Roe v. Wade", que garante o direito do aborto desde 1973. Caso isso aconteça, tudo indica que acontecerá, o direito ao aborto estará vetado a nível federal e ficará nas mãos dos 50 estados da União decidir se criminalizam ou não a prática.


Compartilhe