A partir de agora, caberá aos 50 estados da União decidir se criminalizam ou não a prática em seus territórios.
Geral Por: Thiago Silva - 24/06/2022
Após 49 anos, a Suprema Corte dos Estados Unidos colocou um fim no direito legal do aborto no país, na tarde desta sexta-feira (24). Em uma decisão histórica, os magistrados derrubaram a medida judicial conhecida como "Roe v. Wade", que garantia o direito ao aborto em território norte-americano desde 1973.
O entendimento da nova decisão foi o de que “Roe v. Wade” foi decidida erroneamente uma vez que a Constituição dos Estados Unidos não faz menções específicas sobre o aborto. Essa decisão já havia sido adiantada por um rascunho, de autoria do juiz Samuel Alito, que fora vazado em maio deste ano.
A partir de agora, caberá aos 50 estados da União decidir se criminalizam ou não a prática em seus territórios. Vale ressaltar que pelo menos 26 desses estados, a maioria no centro e sul do país, já se preparam para vetar o aborto por completo.