Inaugurada nova ponte de acesso entre Sorocaba e Araçoiaba da Serra

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na tarde desta quinta-feira (16), a nova ponte de acesso que liga Sorocaba a Araçoiaba da Serra, localizada na Estrada José Ribeiro Leite.

Inaugurada nova ponte de acesso entre Sorocaba e Araçoiaba da Serra Foto: Prefeitura de Sorocaba

Inaugurada nova ponte de acesso entre Sorocaba e Araçoiaba da Serra

Geral Por: Alexandre Branco - 18/09/2021

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na tarde desta quinta-feira (16), a nova ponte de acesso que liga Sorocaba a Araçoiaba da Serra, localizada na Estrada José Ribeiro Leite. A travessia, ampla e de concreto, fica sobre o córrego Ipaneminha, na Zona Oeste de Sorocaba.

A nova ponte possui 10 metros de largura, o dobro da antiga e que era de madeira, agora com duas pistas, calçadas e gradis, permitindo o trânsito simultâneo de dois automóveis, um em cada sentido, com toda segurança. Além disso, foram realizados serviços e melhorias pelas secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) de Sorocaba, tais como: a pavimentação da via, a construção de guias e sarjetas, além do plantio de grama e da instalação de sinalização completa de trânsito e iluminação pública com tecnologia de LED.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, por sua vez, ficou responsável pela instalação das aduelas de concreto, a construção de quatro muros de alas, sendo dois em cada lado da ponte, que totalizam 58 metros quadrados, além das adequações de todo o sistema de drenagem.

A obra é uma parceria entre o Poder Público sorocabano e a iniciativa privada, por meio de ação mitigadora realizada pela Magnum Construtora, responsável pela doação do material necessário para a execução dos trabalhos.

“É um momento muito importante para as duas cidades e mostra como a Região Metropolitana de Sorocaba está unida e vivendo uma nova política, dando importância àquilo que precisamos entregar para a população, fazendo com que os recursos dos impostos e o crédito que nos deram nas eleições retornem aos cidadãos da maneira que eles merecerem. Essa obra representa isso, pois foi realizada de forma rápida e com excelência”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga.

“Queremos agradecer e parabenizar todas as equipes empenhadas nesta obra. Essa união de esforços foi fundamental na execução dos serviços”, disse Darwin José de Almeida Rosa, secretário de Serviços Públicos e Obras de Sorocaba.

“Esta é uma obra reenvindicada há muitos anos pela população das duas cidades vizinhas, Sorocaba e Araçoiaba da Serra. Com essa nova ponte, garantimos uma mobilidade de qualidade a todos que transitam por ali. Tínhamos muitos problemas de segurança também no local, devido à necessidade que havia de redução da velocidade na ponte antiga, de madeira, que era estreita e onde passava apenas um veículo, por vez. Vamos monitorar o tráfego, a partir de agora, e analisar se tomaremos mais alguma medida complementar e novas melhorias, para garantir sempre a boa fluidez e total segurança ”, afirmou Carlos Eduardo Paschoini, secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico de Sorocaba.

“Vemos, aqui, muito mais do que uma obra, vemos um marco de uma nova política. Todo trabalho realizado pelas duas cidades em parceria e em prol da população”, destacou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

“Esta iniciativa surgiu em uma conversa entre eu e o prefeito Manga. Este sempre foi um sonho nosso e, quando é compartilhado por mais pessoas, ele se torna realidade. E, hoje, estamos demonstrando o quão importante é fazer parcerias entre os municípios, refletindo em investimentos e mais comodidade para toda a população”, concluiu o prefeito de Araçoiaba da Serra, Dr. Quevedo.

Participaram também do evento de inauguração da nova ponte o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba, Luiz Henrique Galvão; os vereadores de Sorocaba Cláudio Sorocaba, Fábio Simoa e Ítalo Moreia; os secretários municipais de Araçoiaba da Serra Cilene Chabub (Desenvolvimento Urbano) e Marcos Paulo Lara (Obras); os vereadores de Araçoiaba da Serra Beto Rolim, Richardson Correa de Oliveira (Nenê), João Rosa Filho (João Grilo), Adair José Fogaça (Odair do Bar) e Manoel Henrique Soares (Manu da Cultura), além do engenheiro José Messias Júnior, representando a Magnum Construtora.

(Da Redação)


Compartilhe