Cookie Consent by TermsFeed Generator

Mairinque comemora 131 anos com avanços nos serviços de água e esgoto

Nesta quarta-feira, 27 de outubro, a cidade de Mairinque comemora 131 anos e a população mairinquense tem motivos de sobra para comemorar os avanços dos serviços de saneamento.

Mairinque comemora 131 anos com avanços nos serviços de água e esgoto Foto: Câmara de Mairinque

Mairinque comemora 131 anos com avanços nos serviços de água e esgoto

Geral Por: Alexandre Branco - 27/10/2021

Nesta quarta-feira, 27 de outubro, a cidade de Mairinque comemora 131 anos e a população mairinquense tem motivos de sobra para comemorar os avanços dos serviços de saneamento.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, já conseguiu reduzir o índice de perdas pela metade, o indicador que era de 56% em 2010, ano da concessão dos serviços, hoje está em 29%, representando uma economia mensal de mais de 80 milhões de litros de água para os moradores.

Atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade e diante de um período crítico de estiagem em todo o estado de São Paulo, a Saneaqua colocou em prática, desde o início do ano, uma série de ações e medidas preventivas definidas num plano de contingência.

Destacam-se entre as ações realizadas a instalação de aproximadamente 23 equipamentos, entre macromedidores, válvulas de pressão e ventosas nos bairros Vila Granada, Nova Mairinque, Cruzeiro, Reneville, São José e Cecap, a substituição e extensão de 2.100 metros de redes de água nos bairros Jardim Vitória, Distrito Moreiras e Dona Catarina, que tiveram suas antigas redes de água de ferro substituídas por tubulações de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com perspectiva de durabilidade superior a 50 anos.

A concessionária também realizou obra para a perfuração de um novo poço de captação no Distrito de Moreiras, um marco para a cidade de Mairinque, pois a região tinha episódios de intermitência no abastecimento, principalmente durante os meses mais quentes do ano, situação sanada com a instalação do novo poço. Junto às duas represas responsáveis pelo abastecimento da cidade, Fiscal e Carvalhal e 18 poços que complementam o abastecimento, o novo poço do Distrito de Moreiras dobra a oferta de água da região, beneficiando cerca de 1.600 moradores.

“No total, foram perfurados 204 metros de profundidade para construção do novo poço, além da implantação de uma adutora com 2.600 metros de extensão e 110 milímetros de diâmetro, que tem como função interligar o novo poço ao sistema de distribuição de água já existente na região”, informa Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.

Além disso, a concessionária tem incentivado a prática do consumo consciente por meio da campanha “Jogando junto pela água”. A ação teve início em maio e conta com uma página exclusiva na internet (https://jogandojuntopelaagua.com.br/), que reúne informações sobre as condições dos mananciais, além de dados sobre os índices de chuvas. Nesta página, a população também pode acompanhar as principais obras e ações preventivas da concessionária para o enfrentamento da estiagem, além de encontrar dicas sobre como tornar o consumo de água mais eficiente. A campanha também conta com veiculações em mídias tradicionais, como jornais e sites de notícia, ações em redes sociais, carro de som, envio de mensagens de SMS aos clientes e entrega de folheto com dicas de consumo consciente à população.

Investimentos e avanços nos serviços de esgoto

A construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mairinque é um importante benefício ambiental para a cidade, pois acolhe afluentes do Ribeirão Varjão, que deságua no Rio Sorocaba.

Com investimentos de R$ 32 milhões, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto localizada no Jardim Vitória (ETE Vitória) foram concluídas no início de outubro e a planta já iniciou a operação em fases de testes e comissionamento.

A ETE Vitória terá capacidade para tratar 45 litros por segundo na etapa inicial, com uma tecnologia terciária que proporciona tratamento biológico, com remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo, impedindo o despejo de esgoto nos córregos, rios e cursos d’água de Mairinque.

Assim, a primeira fase de intervenções para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Mairinque vai propiciar a coleta, afastamento e tratamento de todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória, o que equivale a 40% do esgoto gerado em todo o município.

Em conjunto com as obras da ETE Vitória, a concessionária também executou obras lineares, que compõem a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com a implantação de redes de esgoto, coletores e linhas de recalque, assim como as obras para instalação de cinco novas elevatórias de esgoto nos bairros Residencial Parque, Vila Sorocabana, Vitória e Jardim Cruzeiro.

“Parabenizamos Mairinque pelos 131 anos e temos orgulho em fazer parte de 11 deles. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e nosso principal objetivo agora é a universalização da coleta e tratamento de esgoto, seguiremos avançando juntos”, complementa Dias.


Compartilhe