Cookie Consent by TermsFeed Generator

Cidade que realizou vacinação em massa tem o número de casos de Covid-19 triplicados

A vacina CORONAVAC foi utilizada no experimento em Serrana SP.

Cidade que realizou vacinação em massa tem o número de casos de Covid-19 triplicados Foto: Reprodução Poder360

Cidade que realizou vacinação em massa tem o número de casos de Covid-19 triplicados

Geral Por: Thiago Silva - 09/11/2021

No mês de abril o Instituto Butantan fez um experimento na cidade de Serrana, em São Paulo, onde realizou a vacinação em massa da população com o intuito de testar o imunizante CORONAVAC, porém o resultado que foi registrado poucos meses depois, foi a multiplicação de casos da doença, com o aumento significativo em setembro e outubro.

O boletim epidemiológico da prefeitura mostra que foram 563 casos confirmados em outubro, o que corresponde ao triplo de setembro, que teve 179 infecções. O número de mortes, por sua vez, permanece estável, com 4 óbitos em setembro e 3 em outubro.

Um artigo científico publicado na revista Science, que analisou as vacinas Janssen, Pfizer e Moderna, apontou recentemente que a proteção dos imunizantes reduz ao longo dos meses. Segundo o estudo, em seis meses, a eficácia da Moderna contra a contaminação cai de 89% para 58%. A da Pfizer cai de 87% para 43%, enquanto a Janssen tem a queda mais expressiva: 86% para 13%. A proteção contra mortes em pessoas com 65 anos ou mais fica em 75,5% para a Moderna, 70% para a Pfizer e 52,2% para a Janssen.

Para imunologistas como Raquel Stucchi, os dados “reforçam a necessidade da dose adicional de imunizante”, afirmou ao Portal 360.


Compartilhe