Museu da Estrada de Ferro Sorocabana celebra o Dia do Ferroviário com vídeo especial

Na próxima sexta-feira, 30 de abril, o Dia do Ferroviário será celebrado em razão da inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, construída pelo Barão de Mauá, no dia 30 de abril de 1854.

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana celebra o Dia do Ferroviário com vídeo especial Foto: SECOM Sorocaba- Fachada do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana celebra o Dia do Ferroviário com vídeo especial

Geral Por: Alexandre Branco - 27/04/2021

Na próxima sexta-feira, 30 de abril, o Dia do Ferroviário será celebrado em razão da inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, ou, como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá, construída pelo Barão de Mauá, no dia 30 de abril de 1854.

Em homenagem, a Secretaria da Cultura (Secult) da Prefeitura de Sorocaba sempre realiza ações culturais, como forma de prestigiar a memória desses trabalhadores que foram fundamentais para o desenvolvimento do país, sobretudo da região de Sorocaba, que muito progrediu graças à expansão da ferrovia. E, neste ano, a forma encontrada de homenagem foi um vídeo contando a rica história do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), por meio de um quadro branco onde é narrada a trajetória em diversas e belíssimas ilustrações. Assista o vídeo AQUI.

O MEFS foi inaugurado em 1997 e tem como principais funções a preservação da história e a produção de conhecimento sobre a Estrada de Ferro Sorocabana. A casa onde o museu foi instalado foi construída no ano de 1910 e abrigava funcionários do alto escalão da ferrovia.

Boa parte da história dessa ferrovia tão importante pode ser encontrada no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. Suas salas de visitação expõem objetos e documentos que demonstram como era o cotidiano da Sorocabana, sendo partes da memória ferroviária do Estado de São Paulo.

No museu, pode-se observar a “Sala do Chefe da Estação”, que simula o ambiente de trabalho da pessoa responsável pelas estações, além de uma sala com objetos pessoais de Luís Mateus Maylasky, visto como uma das pessoas mais relevantes para a criação da Estrada de Ferro Sorocabana. O museu também conta com uma sala que aborda as Estações da Sorocabana e a expansão da ferrovia, contendo uma maquete da Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, em Sorocaba.  Ainda, é possível visitar um ambiente que contém diversos objetos curiosos, como antigos equipamentos de trabalho para a construção das ferrovias.

Assim, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana é um espaço significativo para a valorização da história ferroviária, compartilhando conhecimento com diferentes gerações. Além disso, é um local de resgate da memória afetiva para aqueles que trabalharam ou vivenciaram o cotidiano das ferrovias.

“A história de Sorocaba se confunde com a história da Estrada de Ferro Sorocabana. Por isso, incentivamos que todos conheçam e apreciem essa faceta de Sorocaba em nosso museu. Convidamos todos para assistirem ao vídeo e fazerem uma visita agendada, assim que reabrirmos o MEFS”, destaca Luíz Antônio Zamuner, secretário da Cultura. O museu terá link liberado para agendamento de visitas a partir do próximo mês de maio.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3212-8170, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

(Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)


Homenagem da Secult ao Dia do Ferroviário

Compartilhe