Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Onça-pintada passa por check-up de rotina no Zoológico Municipal de Sorocaba

 Do começo ao fim dos procedimentos, a equipe técnica acompanhou o felino, que já está de volta ao seu recinto e pode ser visitado pelo público.

Onça-pintada passa por check-up de rotina no Zoológico Municipal de Sorocaba Foto: Agência Sorocaba

Onça-pintada passa por check-up de rotina no Zoológico Municipal de Sorocaba

Geral Por: Alexandre Branco - 20/04/2022

A fêmea de onça-pintada (Panthera onca) do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” passou, na última segunda-feira (18), por uma avaliação médica de rotina. Após os exames, verificou-se que a onça-pintada chamada Vitória está em ótimas condições de saúde. Do começo ao fim dos procedimentos, a equipe técnica acompanhou o felino, que já está de volta ao seu recinto e pode ser visitado pelo público.

Para que pudesse ser examinada com segurança, a onça foi sedada pela equipe veterinária do Zoo. Durante o procedimento, foi realizada avaliação clínica do animal e coleta de sangue para exames laboratoriais. Além disso, foram realizados exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia abdominal e ecocardiograma. Para completar a série de cuidados, também foi realizado tratamento odontológico de rotina.

A conservação das espécies também é um dos pilares de sustentação dos zoológicos modernos, como o “Quinzinho de Barros”. Assim, além de cuidar dos indivíduos mantidos no Zoo, igualmente existe a preocupação com a conservação das espécies, como um todo. A onça-pintada está ameaçada de extinção e o Zoológico Municipal de Sorocaba faz parte do Programa de Conservação dessa espécie.

Como estratégia desse programa, a formação de casais é muito importante. Com os pareamentos adequados, procura-se gerar filhotes com boas condições genéticas. Graças ao manejo da onça Vitória, além dos hemogramas, o sangue coletado será enviado para análise genética, o que gerará informações concretas para que ela possa ser pareada com um macho indicado, aumentando as chances de sucesso para a reprodução e a conservação das onças-pintadas.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada.

O Zoológico Municipal de Sorocaba está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a sexta, das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.


Compartilhe