Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Equipe do Grupamento Aéreo Águia da PM recebe capacitação

O treinamento ocorreu na última semana.

Equipe do Grupamento Aéreo Águia da PM recebe capacitação Foto: SECOM Sorocaba

Equipe do Grupamento Aéreo Águia da PM recebe capacitação

Polícia Por: Alexandre Branco - 09/03/2022

A Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba (Sesu), por meio de sua Divisão de Operações Especiais e Inteligência, realizou a capacitação de oito integrantes do Grupamento Aéreo Águia, da Polícia Militar de Sorocaba, quanto à utilização dos sistemas de banco de dados, imagens e de monitoramento, utilizados pelo Poder Público local nas ações integradas de segurança.

O treinamento ocorreu na última semana, parte dele na sede da Sesu e outra, na base do Grupamento Aéreo Águia, com a participação do chefe da Divisão de Operações Especiais e Inteligência da Sesu, Jorge Luis Junior, e do guarda civil municipal (GCM) Rodrigo.

“O objetivo é aprimorar, cada vez mais, o compartilhamento de informações entre as forças policiais que atuam em Sorocaba, integrando todas elas, agilizando a prestação dos serviços à população e fortalecendo sempre o combate à criminalidade”, aponta o secretário de Segurança Urbana, Coronel Vitor Gusmão.

Todo o sistema de compartilhamento de dados do Município já está à disposição do Grupamento Aéreo Águia, que serve como suporte nas operações de apoio aéreas. “Nessa capacitação, a Sesu forneceu informações técnicas e operacionais de como utilizar essas ferramentas tecnológicas de forma otimizada, precisa e eficiente, em apoio na navegação de voos durante ocorrências”, explica o chefe da Divisão de Operações Especiais e Inteligência da Sesu.

A formação abrangeu, ainda, detalhes de utilização do Sistema Córtex, uma Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública, do Governo Federal, que permite a gestão de operações, por meio da unificação de dados das forças policiais e de vigilância viária de todo o País. A ferramenta igualmente facilita o processo de produção de pesquisas, além de compilar resultados de ações de segurança.

Na mesma linha, há o Detecta, um sistema de monitoramento inteligente implantado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, também por meio do uso de câmeras combinado com o banco de dados de informações policiais.

Sorocaba já conta com uma estrutura de câmeras no conceito de “muralha eletrônica”, sobretudo para controle nas principais entradas e saídas da cidade. Neste momento, a Sesu realiza processo para contratação de novos equipamentos, com tecnologias avançadas e sistemas inteligentes, a fim de ampliar e modernizar esse sistema existente.

A meta é implantar o novo Centro de Operações Integradas e Inteligentes (COII) na cidade neste ano de 2022. Esse projeto vem sendo adequado, de acordo com as diretrizes do conceito Smart Cities. O município, inclusive, começou a trabalhar com aparelhos de alta definição de imagem, que permitem identificar placas de veículos à distância, por exemplo. A rede já opera de forma integrada às câmeras do sistema BRT, da Polícia Militar, do Córtex e do Detecta.

“Temos buscado o que há de melhor e mais moderno em segurança pública e que já tem sucesso comprovado em outras cidades. Além do trabalho integrado das forças policiais, temos firmado também parcerias com comerciantes, empresas, entidades e a sociedade organizada, para potencializar as ações de segurança”, complementa o secretário da Sesu.

Cel. Gusmão destaca a importância do papel da população nesse sentido, pois cada cidadão sempre pode contar e colaborar com o trabalho das autoridades, comunicando os órgãos de segurança a respeito de ocorrências. Nesse sentido, os telefones para contato são o da GCM (153) e o da PM (190).


Compartilhe