Cookie Consent by TermsFeed Generator

GCM de Sorocaba encontra bebê abandonado em linha férrea no Jardim Nova Esperança

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou um bebê, de um ano de idade, abandonado junto à linha férrea no Jardim Nova Esperança, Zona Oeste da cidade.

GCM de Sorocaba encontra bebê abandonado em linha férrea no Jardim Nova Esperança Foto: Divulgação

GCM de Sorocaba encontra bebê abandonado em linha férrea no Jardim Nova Esperança

Polícia Por: Alexandre Branco - 01/12/2021

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou um bebê, de um ano de idade, abandonado junto à linha férrea no Jardim Nova Esperança, Zona Oeste da cidade. O caso ocorreu às 7h30 no sábado (27), em local considerado ponto de usuários de drogas. A criança recebeu cuidados médicos, passa bem e está sob a proteção da equipe do Conselho Tutelar.

A constatação foi feita por uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da GCM, que fazia patrulhamento preventivo nessa região. Os GCMs Alamino, Wellyngton, Alessander e Felipe notaram um homem que, ao avistar a guarnição, fugiu em meio a uma área verde e não foi localizado. Porém, ainda na linha do trem, os GCMs ouviram o choro de uma criança e, ao averiguar, encontraram o bebê, que estava sozinho.

A GCM acionou o Conselho Tutelar e, nesse meio tempo, a mãe da criança apareceu. Ela alegou que tinha deixado o bebê ali, na intenção de comprar um cigarro. Um conselheiro tutelar foi até a residência da mulher e identificou mais duas crianças e um adolescente, sendo que um deles mancava e tinha sinais de maus-tratos.

Tanto a mulher, como as crianças e o adolescente foram levados à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste e receberam os primeiros atendimentos, ficando sob o acompanhamento de uma assistente social. O caso está sendo apresentado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), para registro da ocorrência.

No tempo entre o resgate das crianças até a chegada do Conselho Tutelar, os guardas fizeram uma varredura nos arredores onde o suspeito empreendeu fuga e localizaram uma sacola contendo porções de cocaína, crack e maconha, que também foi apresentada na delegacia.

“São situações, como essa, que me fazem odiar as drogas. Temos a missão de desarticular pontos de uso de drogas e de tratar dependentes químicos. O programa ‘HumanizAção’ é exemplo disso e toda essa ação está articulada por uma grande equipe, da qual a GCM também faz parte. Parabéns a todos os envolvidos nessa ocorrência e em todas as iniciativas já realizadas em nossa cidade, com o objetivo de salvar vidas e devolver a dignidade às pessoas”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

O “HumanizAção” é realizado diariamente em Sorocaba, garantindo, inclusive, assistência social às pessoas em situação de rua. A iniciativa é coordenada pela Controladoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid), com o apoio do SOS, GCM, Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes Trânsito e Transportes. Para que o programa possa prestar todo auxílio nessa frente, a equipe pode ser acionada pelo telefone (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid).


Compartilhe