Presidente Jair Bolsonaro aciona as forças armadas

Atitude foi tomada em prol da defesa da Amazônia

Presidente Jair Bolsonaro aciona as forças armadas Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Presidente Jair Bolsonaro aciona as forças armadas

Política Por: Natalie Gallacci - 02/07/2021

De acordo com a Secretaria-geral da Presidência da Republica, nesta segunda-feira dia (28/06) o presidente Jair Bolsonaro alterou o decreto de Garantia da Lei da Ordem (GLO), a decisão já havia sido anunciada por seu vice-presidente Hamilton Mourão no inicio de junho. Já foram permitidas duas ações das Forças Armadas na Amazônia, Verde Brasil 1 e 2, sendo a mais atual finalizada em abril.

Foi autorizado novamente a acionar as forças armadas na Amazônia por conta dos crimes ambientais que ocorrem na área, o decreto irá durar do dia 28 de julho até o dia 31 de agosto de 2021. A medida só é tomada caso ocorra a perturbação da ordem ou o esgotamento das forças tradicionais de segurança.

Entretanto, as Forças Armadas atuarão somente em municípios específicos com situações mais alarmantes. Para ser realizada em outros locais, poderá ser feita somente se o governador do estado peça ao presidente, pois está estabelecido que será realizada exclusivamente em áreas federais de preservação, propriedades indígenas e similares.


Compartilhe