Conselheiro do presidente da Ucrânia sofre atentado

O carro que ele usava foi alvejado por 18 tiros de fuzil 7,67 que foram disparados de dentro de um pequeno bosque.

Conselheiro do presidente da Ucrânia sofre atentado Foto: AFP/ Ministério do interior da Ucrânia

Conselheiro do presidente da Ucrânia sofre atentado

Política Por: Thiago Silva - 25/09/2021

Sergei Shefir, conselheiro e braço direito do presidente ucraniano Volodimir Zelensky, sofreu uma tentativa de assassinato nesta quarta feita (22) por volta das 10h (horário local), próximo a Lesniki, cidade na região de Kiev. O carro que ele usava foi alvejado por 18 tiros de fuzil 7,67 que foram disparados de dentro de um pequeno bosque.

Os atiradores que ainda não foram reconhecidos fugiram do local. Shefir saiu ileso, mas seu motorista foi baleado três vezes e ficou gravemente ferido. Direto de Nova York onde participa da Assembleia da ONU, o presidente Volodimir Zelensky gravou um vídeo comentando a situação e afirmou que a resposta ao atentado será forte.

Na Ucrânia, a polícia e os órgãos de defesa já tratam o caso como tentativa de assassinato por motivações políticas e ainda relevam outras duas possibilidades, um ataque vinculado as funções oficiais de Shefir ou a desestabilização do governo atual. Shefir é o homem mais próximo do presidente Zelensky e estão trabalhando juntos a muito tempo, são vizinhos e nasceram na mesma região industrial do sudeste (Kryvyi). Juntos formaram uma empresa de produção televisiva a qual Zelensky foi popularizado nacionalmente chegando a presidência.

A Ucrânia já tem vasto histórico de atentados de igual repertorio e mediante a varias suspeitas, o ataque de russos não é descartado, pois seria uma forma de retaliação por conta da situação da Crimeia que desde 2014 segue sendo disputada entre os dois países

A tensão toma conta também em toda região de fronteira numa clara tentativa de domínio russo sobre a Ucrânia. As autoridades ucranianas seguem investigando o caso.


Compartilhe