Anderson Torres, atual ministro da justiça, afirma não concordar com a decisão de Alexandre de Moraes, mas terá que acatá-la.
Política Por: Thiago Silva - 25/10/2021
O ministro da Justiça, Anderson Torres, disse na noite desse domingo (24), que irá acatar a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e irá pedir a extradição do blogueiro e jornalista, Allan dos Santos, em entrevista ao site Brasil Sem Medo, o ministro da justiça disse não concordar com a decisão de Moraes, mas que infelizmente trata-se de uma ordem judicial.
Torres afirmou que órgãos como a Interpol, seguem apresentando resistência ao colocar o nome de Allan dos Santos em suas listas, já que o crime de opinião não existe.
Os pedidos de prisão preventiva podem ser feitos pelos juízes solicitantes ao Ministério da Justiça, que encaminham o pedido pela via diplomática ou diretamente pela autoridade central, devendo solicitar, antes disto, a inclusão de mandado de prisão na Difusão Vermelha do órgão.
Na última quinta-feira (21), o ministro Alexandre de Moraes, ordenou a prisão preventiva de Allan dos Santos. Moraes ainda determinou que o Ministério da Justiça iniciasse o processo de extradição do jornalista, que está nos Estados Unidos.
De acordo com o STF, Allan é alvo de dois inquéritos: um que investiga a suposta divulgação de fake news e ataques a ministros da Corte, e outro que aponta a possível atuação de uma “milícia digital” que estaria conspirando contra a democracia, apesar de todos os fatos, Allan já afirmou que só se entregará a Justiça, mediante busca da Interpol.