Presidente Jair Bolsonaro visita exposição de aeronaves em Dubai

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou no domingo (14) da abertura da Dubai Airshow, uma feira com especificações de aeronaves das maiores fabricantes mundiais.

Presidente Jair Bolsonaro visita exposição de aeronaves em Dubai Foto: Alan Santos / PR

Presidente Jair Bolsonaro visita exposição de aeronaves em Dubai

Política Por: Alexandre Branco - 16/11/2021

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou no domingo (14) da abertura da Dubai Airshow, uma feira com especificações de aeronaves das maiores fabricantes mundiais. O evento, que segue até o dia 18, conta com a apresentação de modelos da Embraer, como o “Super Tucano” (EMB-314).

O pavilhão brasileiro é organizado pelo Ministério da Defesa, que espera firmar um memorando de entendimento com o Internacional Golden Group, fornecedora de aeronaves às Forças Armadas dos Emirados Árabes. O acordo prevê o desenvolvimento, a produção e a comercialização de produtos na área de defesa nacional.

Segundo o ministério, o país - formado por sete emirados (Dubai, Abu Dhabi, Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e Ras Al-Khaimah) - está entre as cinco nações que maisem adquirem produtos brasileiros sem segmento. A relação do Brasil com os Emirados Árabes, de acordo com o Ministério da Defesa, foi fortalecida em 2019, quando o Governo brasileiro firmou dois acordos com o Fundo Tawazun, avançado à expansão da capacidade produtiva na área.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, que faz parte da comitiva, falou sobre a oportunidade da visita ao Oriente Médio. “Tivemos boas notícias. [Os Emirados Árabes] vão estar presentes, agora, nos leilões de petróleo e de gás natural que nós vamos fazer ', apresentando dando destaque ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Segundo Guedes, R $ 700 bilhões em investimentos já estão garantidos ao programa. “Nós estamos muito otimistas. O crescimento da economia brasileira já está contratado. São R $ 700 bilhões já comprometidos, fora o trabalho que vamos continuar fazendo ”', afirmou.

No sábado (13), o chefe do Estado brasileiro conheceu a Expo Dubai 2020, uma das feiras mundiais mais importantes sobre negócios e tecnologia.

O Brasil está representado no evento com um pavilhão organizado em parceria pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A expectativa do governo é que a Expo Dubai gere cerca de US $ 500 milhões de retorno em negócios ao Brasil a partir de exportações, além de investimentos internacionais em torno de US $ 10 bilhões.

(Com informações do Palácio do Planalto)


Compartilhe