Cookie Consent by TermsFeed Generator

Conheça André Mendonça, possível futuro membro da Corte do STF

Sabatina que definirá o seu futuro posto ocorre neste momento no Senado.

Conheça André Mendonça, possível futuro membro da Corte do STF Foto: Reprodução Poder360

Conheça André Mendonça, possível futuro membro da Corte do STF

Política Por: Thiago Silva - 01/12/2021

No último dia 13 de julho, o ex-advogado-geral da União, André Mendonça, foi indicado oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). A mensagem com o envio da indicação de Mendonça ao Senado foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Mendonça é advogado e pastor da Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília. Ele já era considerado um possível candidato ao posto no STF por conta de alegações anteriores, por parte do chefe do Executivo. Bolsonaro sempre disse que o novo ocupante da Suprema Corte seria um jurista “terrivelmente evangélico”.

Nascido em Santos, no Litoral Paulista, Mendonça tem 48 anos. Ele é formado pela Faculdade de Direito de Bauru, no interior de São Paulo, e tem o título de doutor em Estado de Direito e Governança Global, além de ser mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Mendonça começou a atuar na Advocacia-Geral da União (AGU) em 2000. Na instituição, ele já trabalhou como corregedor-geral e diretor de Patrimônio e Probidade, dentre outros cargos. Em 2019, ele assumiu o comando da AGU.

Em abril de 2020, após a saída do ex-ministro Sergio Moro, Mendonça chegou a assumir a pasta da Justiça e Segurança Pública. Porém, voltou para a AGU em abril de 2021.

Neste momento, Mendonça está sendo sabatinado no Senado Federal, o ex-AGU precisa de no mínimo 41 votos para se tornar o mais novo ministro do STF.

(Informação do PN)


Compartilhe