Cookies management by TermsFeed Cookie Consent

Silas Malafaia comenta palestra de Barroso em Oxford.

Pastor disse que o ministro “foi fazer lobby para barrar voto impresso”.

Silas Malafaia comenta palestra de Barroso em Oxford. Foto: Estado de Minas

Silas Malafaia comenta palestra de Barroso em Oxford.

Política Por: Thiago Silva - 28/06/2022

Por meio de um vídeo, publicado em seu canal, o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), comentou o embaraçoso momento vivido pelo ministro do STF, Luis Roberto Barroso, durante uma palestra no Brazil Forum UK, promovido na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O episódio, ocorrido no último sábado (25), teve início enquanto Barroso afirmava que, durante o tempo que atuou como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), precisou “oferecer resistência aos ataques contra a democracia e impedir esse abominável retrocesso que seria a volta do voto impresso com contagem pública manual, que sempre foi o caminho da fraude no Brasil”.

Indignado com as falas tendenciosas de Barroso, um casal se levantou e chamou o ministro de mentiroso. Contrariado, o ministro tentou argumentar, mas os dois continuaram falando sobre o tema.

Malafaia comentou o caso relembrando uma declaração antiga do ministro e também exibiu um vídeo de uma campanha passada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o voto impresso.

“A coisa é séria. Barroso deu uma palestra em Oxford e foi chamado de mentiroso. Corretíssimo. Vamos lembrar! Em 2017, quando foi apresentada a nova urna, onde tem o voto impresso lacrado num lugar se houver necessidade de auditoria, Barroso dá uma declaração. O TSE disse que era fake news e que Barroso nunca apoiou o voto impresso. Se Barroso nunca tivesse apoiado o voto impresso, quando ele falasse da urna, ele ia fazer uma ressalva. (…) Ele não fez a ressalva. Então, eu vou mostrar primeiro a palavra dele em 2017. Que urna é essa que vai se integrar ao processo de apuração? (…) O próprio TSE fez a propaganda da urna. (…) Ele não foi contra o voto impresso. Essa que é a verdade. Agora vamos ver a mentira descarada de Barroso em Oxford. (…) Barroso foi fazer lobby político para barrar o voto impresso. O que ele está falando é mentira: ninguém quer contagem de voto manual. É o que vocês viram no vídeo [do TSE]: você vota eletronicamente, confere o voto e vai para uma urna lacrada. Porque se tiver que fazer uma auditagem por desconfiança de fraude, você tem como comprovar. (…) Nós temos o direito de desconfiar da apuração” falou o pastor.



Compartilhe