Presidente recebe condecoração do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville

Em visita a Joinville (SC), sexta-feira (6), no presidente da República Jair Bolsonaro foi agraciado com a Ordem da Machadinha, maior condecoração prestada pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

Presidente recebe condecoração do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville Foto: Alan Santos / PR

Presidente recebe condecoração do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville

Política Por: Alexandre Branco - 08/08/2021

Em visita a Joinville (SC), na sexta-feira (6), no presidente da República Jair Bolsonaro foi agraciado com a Ordem da Machadinha, maior condecoração prestada pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Também conhecida um diploma e uma medalha que compõe uma comenda. A entrega ocorre na sede da corporação.

Na mensagem, o presidente Jair Bolsonaro fez uma entrega simbólica das chaves de dois caminhões doados à corporação pelo Exército

Ao receber a condecoração, o presidente Jair Bolsonaro contou que, em 1985, fez um curso de fusão autônomo junto ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e depois, em um período de férias, soube que um ônibus havia caído em um córrego e se dispôs a participar da operação de salvamento. Foram três dias de trabalho mergulhando mesmo com pouca chance de encontrar corpos, segundo ele.

“A história que fica, salvar vidas não tem preço. E poder colaborar com esperança a quem aguarda um ente querido, também não tem preço. Esse é o trabalho do nosso Corpo de Bombeiros, seja ele militar ou voluntário como o de vocês ”, disse o Presidente. “De vocês uma recordação eterna, não apenas o machadinho, mas o carinho acima de tudo, minha gratidão e meu reconhecimento pelo trabalho de vocês”, afirmou.

A corporação

Fundado em 1892, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é a mais antiga instituição do gênero do país. A corporação presta serviços gratuitos à comunidade no combate a incêndios, faz atendimento pré-hospitalar, resgate veicular, na montanha, aquático, vertical e em estruturas colapsadas.

O corpo de bombeiros voluntários é formado por 1.700 pessoas entre bombeiros mirins, voluntários, efetivos, brigadistas e pessoal de apoio. De acordo com a corporação, eles atendem os chamados num prazo médio de sete minutos.

A condecoração

Uma comenda Ordem da Machadinha é entregue a pessoas ou entidades que contribuíram para o modelo de bombeiros voluntários ou uma corporação. O presidente Jair Bolsonaro tratada das mãos de um bombeiro voluntário que presta serviços à corporação há 63 anos uma réplica da machadinha usada pelos bombeiros em 1927.

(Com informações do Palácio do Planalto)


Compartilhe