Prefeitura de São Paulo anuncia que vacinas da AstraZeneca foram aplicadas dentro do prazo

Mais de 900 pessoas foram investigadas pela Secretaria da Saúde.

Prefeitura de São Paulo anuncia que vacinas da AstraZeneca foram aplicadas dentro do prazo Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Prefeitura de São Paulo anuncia que vacinas da AstraZeneca foram aplicadas dentro do prazo

Saúde Por: Natalie Gallacci - 15/07/2021

Foi informado nesta quarta-feira (14/07), pela Secretaria da Saúde, que foram investigadas 968 pessoas que supostamente tomaram a vacina vencida, podendo constatar que todas foram aplicadas dentro do prazo de validade. A secretaria publicou uma nota que dizia: "Após identificar as 968 pessoas, a relação foi enviada às respectivas unidades básicas de Saúde (UBSs), quando foi iniciado o contato com cada munícipe para realizar a checagem final entre a informação cadastrada no sistema e o momento de aplicação. O resultado comprovou apenas o atraso no cadastro e não na aplicação da vacina."

Somente após esta avaliação que a capital pôde de fato descartar o erro vacinal, diferente de algumas outras cidades. Uma delas é em Santos, litoral Paulista, que depois de questionada, a prefeitura admitiu a aplicação das vacinas vencidas em 432 pessoas. De acordo com os dados divulgados, estas pessoas terão que tomar uma nova dose da vacina em Santos. Na Baixada Fluminense, em Nilópolis, 187 pessoas foram revacinadas, pois também tinham recebido a dose vencida AstraZeneca, vencida ainda de acordo com a secretaria municipal, 727 pessoas estão sendo investigadas. Alagoa Grande, no interior da Paraíba também assumiu o erro e que 72 pessoas tomaram a vacina vencida. Já no interior de São Paulo, em Águas de Lindóia 22 pessoas receberam, e em Dracena, onde 80 pessoas tomara a vacina fora do prazo de validade.

Por fim, a prefeitura de São Paulo, disse que a data de validade de todos os imunizantes passa por uma tripla checagem: no recebimento, na distribuição e na aplicação da vacina, inclusive, com a apresentação do frasco ao cidadão.


Compartilhe