O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) a antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 no Estado de São Paulo.
Saúde Por: Alexandre Branco - 28/07/2021
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) a antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 no Estado de São Paulo. A conclusão da imunização dos adultos deve ocorrer em 16 de agosto, quatro dias antes da previsão anterior. Adolescentes também terão vacinação antecipada.
A reprogramação é fruto da chegada de mais 1,3 milhão de vacinas do Instituto Butantan, compradas pelo Governo de SP para agilizar o PEI (Plano Estadual de Imunização).
Quem tem entre 28 e 29 anos poderá se vacinar a partir desta sexta-feira (30). Quem tem entre 25 e 27 anos poderá se imunizar a partir de 5 de agosto. As pessoas com idades entre 18 e 24 anos serão vacinadas a partir de 10 de agosto. O Dia da Esperança passa a ser 16 de agosto, quando toda a população adulta de SP deverá ter recebido pelo menos a primeira dose.
A imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos será antecipada para 18 de agosto. A partir desta data, começa a imunização com a priorização dos que possuem deficiências, comorbidades, gestantes e puérperas. Este grupo deve ser inteiramente vacinado com pelo menos uma dose até o dia 29 de agosto.
Os demais adolescentes poderão se vacinar na sequência. Entre 30 de agosto e 5 de setembro será a vez dos que têm idade de 15 a 17 anos. Na sequência, os que têm de 12 a 14 anos serão imunizados no período de 6 a 12 de setembro.
“Esse é um momento de muita esperança. Iniciamos a vacinação no dia 17 de janeiro e sete meses depois toda a população adulta de São Paulo receberá pelo menos uma dose da vacina”, pontuou a Coordenadora Geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
A vacinação nos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) depende exclusivamente da chegada das vacinas suficientes para cumprir do calendário anunciado.
Em toda a campanha, o Estado de São Paulo já aplicou mais de 35,5 milhões de doses, conforme aponta o Vacinômetro às 12h02 desta quarta-feira. Mais de 76,1% dos adultos já recebeu pelo menos uma dose da vacina.