Diversos Médicos falam do crescimento da miopia ao longo da pandemia

São 2,6 bilhões de pessoas míopes no mundo todo.

Diversos Médicos falam do crescimento da miopia ao longo da pandemia Foto: myboys.me/Shutterstock

Diversos Médicos falam do crescimento da miopia ao longo da pandemia

Saúde Por: Natalie Gallacci - 02/08/2021

De acordo com pesquisas médicas realizadas pelo Conselho Brasileiro Oftalmológico (CBO), sete a cada dez médicos entrevistados constataram progresso de miopia em crianças ao longo da pandemia. Três em cada dez, não identificaram esse problema entre pacientes. A pesquisa foi realizada com 295 médicos oftalmologistas com inúmeras subespecialidades, tal como córnea, glaucoma, catarata, retina e pediatria, a pesquisa foi feita em abril e junho deste ano.

Dos médicos que apuraram o aumente dos graus de miopia, 6% alegaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em torno de 25%. Entre os profissionais escutados, 75,6% classificaram que utilizar variados aparelhos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia, outros 22% compreenderam que esse fator pode induzir, mas somente com o uso de celulares e tablets. Somente uma pequena parte não notou relação entre os dois fatos.

Praticamente todos os profissionais escutados (98,6%), constataram que a redução do tempo consumido em telas (tal como televisão, videogames e celulares), pode colaborar no caso das crianças míopes. Seis a cada dez profissionais defenderam as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o assunto. Foi aconselhado pelo SBP que seja evitada a exposição de crianças menores de dois anos a telas, mesmo que por pouco tempo. Já crianças de dois a cinco anos, o limite diário deve ser uma hora de tela com a supervisão de um adulto, de seis a dez anos, o tempo não deve ser maior que duas horas, também com a supervisão de um responsável.

Quase todos os médicos escutados (96,3%), disse que considera o crescimento de atividades fora de casa como um fator que pode ajudar a diminuir os graus de miopias entre as crianças. Agora quanto ao tempo melhor em tarefas externas, os profissionais se dividiram, com a maioria (43,2%) recomendando no mínimo duas horas diárias, 31% de pelo menos uma hora e 10% recomendaram no mínimo quatro horas por dia.

A miopia é um nome dado a um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente, ou seja, são focados à frente da retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes pareça embaçados.


Compartilhe