São 2,6 bilhões de pessoas míopes no mundo todo.
Saúde Por: Natalie Gallacci - 02/08/2021
De acordo com pesquisas médicas realizadas pelo Conselho Brasileiro Oftalmológico (CBO), sete a cada dez médicos entrevistados constataram progresso de miopia em crianças ao longo da pandemia. Três em cada dez, não identificaram esse problema entre pacientes. A pesquisa foi realizada com 295 médicos oftalmologistas com inúmeras subespecialidades, tal como córnea, glaucoma, catarata, retina e pediatria, a pesquisa foi feita em abril e junho deste ano.
Dos médicos que apuraram o aumente dos graus de miopia, 6% alegaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em torno de 25%. Entre os profissionais escutados, 75,6% classificaram que utilizar variados aparelhos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia, outros 22% compreenderam que esse fator pode induzir, mas somente com o uso de celulares e tablets. Somente uma pequena parte não notou relação entre os dois fatos.
Praticamente todos os profissionais escutados (98,6%), constataram que a redução do tempo consumido em telas (tal como televisão, videogames e celulares), pode colaborar no caso das crianças míopes. Seis a cada dez profissionais defenderam as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o assunto. Foi aconselhado pelo SBP que seja evitada a exposição de crianças menores de dois anos a telas, mesmo que por pouco tempo. Já crianças de dois a cinco anos, o limite diário deve ser uma hora de tela com a supervisão de um adulto, de seis a dez anos, o tempo não deve ser maior que duas horas, também com a supervisão de um responsável.
Quase todos os médicos escutados (96,3%), disse que considera o crescimento de atividades fora de casa como um fator que pode ajudar a diminuir os graus de miopias entre as crianças. Agora quanto ao tempo melhor em tarefas externas, os profissionais se dividiram, com a maioria (43,2%) recomendando no mínimo duas horas diárias, 31% de pelo menos uma hora e 10% recomendaram no mínimo quatro horas por dia.
A miopia é um nome dado a um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente, ou seja, são focados à frente da retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes pareça embaçados.