Nova variante é detectada na Colômbia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta referente a variante Mu do novo coronavírus.

Nova variante é detectada na Colômbia Foto: Getty Images

Nova variante é detectada na Colômbia

Saúde Por: Natalie Gallacci - 02/09/2021

Nomeada de Mu, a variante do coronavírus B.1.621 foi considerada como variante de interesse, expressão usada para caracterizar as categorias do vírus que precisam ser vigiados por funcionários da saúde, com avaliação em relação a ameaça para a saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta referente a variante Mu do novo coronavírus, que foi detectada em janeiro deste ano, a princípio na Colômbia, conforme o Boletim epidemiológico semanal.

Conforme foi declarado no boletim: “A variante Mu tem uma constelação de mutações que indicam propriedades potenciais de escape imunológico. Dados preliminares apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Evolução do Vírus mostram uma redução na capacidade de neutralização dos pacientes similar à registrada na variante Beta, mas isso ainda precisa ser confirmado por novos estudos.”

Foram informados de quadros isolados na Colômbia, com relatos de transmissão em outros países da Europa e América do Sul, desde janeiro de 2021, que foi quando detectaram o primeiro caso da variante. Em agosto deste ano, 39 países notificaram quadros da nova variante. No Equador e na Colômbia, a existência da variante aumentou, alcançando, respectivamente, a 39% e 13%. A OMS declarou que “Mais estudos são necessários para compreender as características clínicas dessa variante."


Compartilhe