São Paulo aplica terceira dose da vacina em idosos e a primeira em adolescentes

Idosos com mais de 90 anos e adolescentes de 12 a 14 anos já podem ir aos pontos de vacinação.

São Paulo aplica terceira dose da vacina em idosos e a primeira em adolescentes Foto: Arquivo/Agência Brasil

São Paulo aplica terceira dose da vacina em idosos e a primeira em adolescentes

Saúde Por: Natalie Gallacci - 06/09/2021

Hoje (06/09) se inicia a vacinação contra a COVID-19 na capital de São Paulo, em adolescentes com 12 a 14 anos sem comorbidades, o esperado é vacinar em torno de 360 mil pessoas. Hoje (06), começa também a terceira dose em idosos com mais de 90 anos, e permanece até dia 12 de setembro, com possibilidade de público de 52 mil cidadãos. Todos os pontos de unidade básica de saúde vão estar abertos para vacinar o público elegível para a primeira e segunda dose. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o idoso que vai receber a dose de reforço, deve ir até uma unidade com o comprovante das duas doses, comprovante de residência e documento com foto. Quanto aos pacientes acamados em casa, a vacinação é realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do usuário, da mesma maneira que nas Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPIs).

Os adolescentes que forem receber a vacina precisam ir acompanhados pelos pais ou responsável, se acontecer de não ser possível esse acompanhamento, é necessário ir com um maior de idade que esteja com uma autorização assinada pelo responsável. A vacina da Pfizer é a única permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para ser aplicada em menores de 18 anos até o momento.

Para tomar a vacina é necessário mostrar documentos pessoais, de preferência o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e um comprovante de residência físico ou digital, no caso dos adolescentes será aceito documentos em nome dos pais.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aconselha que seja realizado o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já, para adiantar o tempo de atendimento nos pontos de vacinação. Basta preencher os dados como nome, data de nascimento, CPF, endereço e telefone.


Compartilhe